Bancos lideram lista de reclamações no Procon/PI

Lista das reclamações

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Das cem empresas mais denunciadas por desrespeito ao consumidor do Piau?, 21 s?o bancos ou financeiras, quase um quarto do total, aponta levantamento do Procon (Programa de Prote??o e Defesa do Consumidor) da Procuradoria Geral de Justi?a das reclama?es registradas entre o dia 1o- de janeiro a 31 de dezembro do ano passado.

S?o reclama?es de cobran?a de taxas irregulares, juros altos. Os cart?es de cr?dito seguem a mesma tend?ncia com alto ?ndice de protestos dos consumidores. S?o reclama?es contra cart?es enviados sem a concord?ncia dos consumidores e os juros que assustam os clientes que n?o pagaram integralmente suas faturas.

Quem lidera a lista das reclama?es, com 509 no total, representando 8,87% de todas as 5.737 ocorr?ncias do ano passado, ? a empresa de assist?ncia t?cnica D.C.Mendes Duarte.

A vice-campe? das reclama?es no Procon ? a Cepisa (Companhia Energ?tica do Piau?). S?o 283 reclama?es registradas durante um ano contra a Cepisa, 4,93% do total.

A fabricante de telefone celular Brenq Eletr?nica recebeu contra si 261 reclama?es, 4,55% do total; o cart?o de cr?dito Credicard ocupa o quarto lugar entre as empresas que mais receberam reclama?es. Foram 247 reclama?es, 4,31% do total.

A emprega Log Telecom ? a quinta empresa que vai recebeu reclama?es no Procon no ano passado, com 166 ocorr?ncia.

A Telemar Norte Leste, o nome da Oi, recebeu 118 reclama?es, com 2,06% do total das ocorr?ncias. A Finivest recebeu 116 reclama?es, 2,02% do total; o Banco do Brasil recebeu 113 reclama?es, 1,97% de todas as ocorr?ncias. O Banco do Brasil ? uma das empresas que mais recebem reclama?es contra seus servi?os.

A C&A, uma multinacional, enfrenta problemas de relacionamento com seus clientes no Piau?. A loja de departamento recebeu 102 reclama?es no Procon no ano passado, 1,78% do total. A Caixa Econ?mica Federal (CEF) recebeu 99 reclama?es registradas no Procon em 2007, 1,73% do total. A Tim Nordeste recebeu 107 reclama?es, um percentual de 1,87 de todas as reclama?es.

A fabricante de telefones celulares Nokia do Brasil recebeu 85 reclama?es, 1,48% do total. Tamb?m receberam muitas reclama?es a LG Eletronics da Amaz?nia, a Unicard Banco M?ltiplo, o Banco Panamericano e Itaucard Cr?dito Financiamento e Investimento.

90% DAS RECLAMA??ES TERMINAM EM ACORDO ENTRE EMPRESAS E CONSUMIDORES

A promotora de Justi?a Maria das Gra?as do Monte Teixeira, coordenadora do Procon (Programa de Prote??o e Defesa do Consumidor), disse que o aumento das reclama?es reflete o crescimento da conscientiza??o do consumidor piauiense em rela??o aos servi?os prestados e produtos e as campanhas desenvolvidas pela institui??o para que as pessoas exijam os seus direitos.

Segundo ela, 90% das reclama?es s?o resolvidas no Procon por acordos entre empresas e consumidores. ?Para a empresa ? muito prejudicial quando ela n?o faz acordo. Ela fica penalizada, com pend?ncias e vai para a Assessoria Jur?dica, para o Procon e aberto um processo administrativo se for constatada a les?o ao consumidor ser? multada?, falou Maria das Gra?as Monte.

Maria das Gra?as do Monte afirmou que as reclama?es mais frequentes s?o contra a telefonia m?vel, juros dos bancos e cart?es de cr?dito, os recordistas em reclama?es porque cobram seguros que n?o foram escolhidos pelos consumidores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES