Bancos privados já cortaram 7.000 postos de trabalho em 2012

O balanço é realizado a cada três meses e não considera as demissões mais recentes, como as do Santander

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os cinco maiores bancos privados do Brasil --Bradesco, Itaú, Santander, HSBC e Citibank-- cortaram 7.286 postos de trabalho entre janeiro e setembro deste ano, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e pela Contraf (Confederação Nacional do Trabalhadores do Ramo Financeiro). Em setembro, as instituições financeiras empregavam 278.801 trabalhadores e, em janeiro, 286.087. As demissões representam 2,5% do número de funcionários em janeiro.

O balanço é realizado a cada três meses e não considera as demissões mais recentes, como as do Santander, que no começo do mês desligou cerca de mil funcionários de seus quadros.

O banco participa de audiência de conciliação com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região nesta terça-feira (11), após uma liminar da desembargadora Rilma Hemetério suspender as demissões não homologadas pela empresa.

O Itaú foi o banco que apresentou o maior número de demissões no período analisado pela pesquisa. Foram 7.831, uma tendência de redução que se repetiu em todos os trimestres do levantamento. Questionado sobre os motivos das reduções, o banco preferiu não se manifestar.

O Citibank e o Bradesco apresentaram um menor número de demissões no período: 665 e 584, respectivamente.

O Santander e o HSBC aumentaram seus quadros em, respectivamente, 518 e 1.276 funcionários no mesmo período.

Cenário ruim

O saldo de demissões e contratações no setor bancário privado deve piorar no acumulado deste ano.

Além das demissões já anunciadas pelo Santander, o Citigroup comunicou na última quinta-feira (5) que demitiria 11 mil funcionários em todo o mundo. Os cortes chegarão ao Brasil, e 14 agências serão fechadas no país. Segundo a assessoria de imprensa do Citibank, não há prazo para a realização dos cortes.

No mesmo dia, a Contraf enviou uma carta ao ministério da Fazenda solicitando uma audiência para discutir as demissões no setor. A entidade citou os ajustes em curso no Itaú, no Santander e no Citibank.

"Estamos muito preocupados com o processo em andamento de reestruturação no sistema financeiro, que está provocando milhares de demissões de bancários e ocasionando profundas incertezas para o emprego da categoria, a ampliação do crédito e a qualidade de atendimento da população", diz a confederação no documento.

Setor público

Na contramão do cenário de demissões, os bancos públicos tiveram aumento do quadro de funcionários no período analisado. Enquanto o Banco do Brasil aumentou em 670 postos o seu quadro de funcionários, a Caixa Econômica Federal aumentou seu efetivo em 4.104 pessoas.

Considerando o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal no balanço do ano, a redução de postos de trabalho no setor cai de 7.286 para 2.512, uma redução de 65%.

Os dois bancos apresentam um número de funcionários muito próximo aos dos maiores empregadores do setor privado: Bradesco e Itaú. O Banco do Brasil tem 114 mil funcionários e a Caixa, 89 mil. O Bradesco conta com 104 mil trabalhadoes e o Itaú, 90 mil.

Santander, HSBC e Citibank possuíam em setembro 55 mil, 23 mil e 6 mil funcionários no Brasil, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES