Bancos públicos já preveem PIB abaixo de 2% neste ano para País

O dado não é divulgado oficialmente, mas apuramos que ele está sendo incorporado nos modelos de análise de risco

Banco do Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um cenário de desaceleração da economia --reforçado ontem pelo Banco Central, que apontou retração da atividade em maio-- e com a perspectiva de que os dados de junho mostrarão impacto negativo das manifestações no país, bancos oficiais já trabalham com uma perspectiva de crescimento abaixo de 2% neste ano.

O dado não é divulgado oficialmente, mas apuramos que ele está sendo incorporado nos modelos de análise de risco usados para a concessão de grandes operações de crédito.

O número é importante para avaliar a capacidade de geração de fluxo de caixa em determinados setores tomadores de empréstimos.

O indicador de atividade do Banco Central (IBC-Br) apontou recuo na economia de 1,4% em maio em relação a abril, abaixo do esperado pelo mercado financeiro e o pior resultado desde 2008.

No período acumulado de 12 meses, o crescimento medido pelo índice do Banco Central é de apenas 1,89%.

Para Mauro Rochlin, professor de economia do Ibmec, o dado deixa claro que, "de fato, a economia brasileira está com taxas muito próximas de uma estagnação".

MANIFESTAÇÕES

Apesar disso, o resultado não foi considerado surpreendente dentro do governo. A equipe econômica já esperava um número ruim. A maior preocupação atualmente é com o resultado de junho, que deverá mostrar o impacto das manifestações por todo o país na economia.

O ministro Guido Mantega (Fazenda) foi alertado pelos varejistas para o fato de que as vendas na segunda quinzena de junho foram muito afetadas pelas manifestações, que provocaram o fechamento do comércio em várias partes do país. Mas os técnicos do governo ainda tentam mapear o tamanho do estrago.

O receio é que, se concretizado um impacto maior em junho, o PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre do ano será ruim. E, com isso, a recuperação da economia na segunda metade do ano poderá não ser tão boa como espera o governo, afetando diretamente o ânimo dos empresários, principalmente para investir.

A recuperação dos investimentos é a aposta da equipe econômica para sustentar o crescimento neste ano e em 2014, quando a presidente Dilma tentará se reeleger.

Ontem, Mantega se reuniu com empresários e investidores para ouvir as inquietações e tentar convencê-los a não abandonar a agenda investimentos.

Para Rochlin, porém, sem crescimento, isso não será tarefa fácil. "Tivemos um crescimento mais alto em abril e queda em maio, essa trajetória errática confunde. Não há uma estabilidade dos índices e isso retrai investidores."

Segundo ele, "é consagrado" o papel das expectativas para retomada de investimento.

"O governo não tem sido capaz de despertar o espírito animal nos empresários. Os passos que ele toma não trazem segurança."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES