Belchior assume o Planejamento e prega melhoria dos gastos

“Não abriremos mão de prestar os serviços públicos para população”, diz ela.

Miriam Belchior assume o Ministério do Planejament | TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nova ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta segunda-feira (3), durante cerimônia de transmissão de cargo, em Brasília, que os gastos de custeio da máquina pública, ou seja, as despesas do dia a dia, que não têm relação com os investimentos públicos, não podem ser "satanizados".

A declaração é dada em um momento no qual o próprio governo anuncia, conforme a estratégia da presidente Dilma Rousseff, a intenção de conter os gastos públicos para permitir uma política mais suave para a taxa de juros. "Não abriremos mão de prestar serviços públicos para a população. Isso pode ser feito com maior eficiência. É possível fazer mais com menos (...) Trabalharei em consonância com Guido Mantega [ministro da Fazenda]", afirmou ela.

A nova ministra também voltou a pregar a melhoria dos gastos públicos. "Os recursos, sempre insuficientes frente às necessidades, deverão ser canalizados para as prioridades determinadas por Dilma. Para a erradicação da miséria, para a Educação e Saúde de qualidade, melhoria da segurança pública, e os investimentos em infraestrutura necessários ao crescimento do país", disse ela.

Emoção

Em discurso emocionado, Belchior chegou a chorar quando agradeceu ao ministro Paulo Bernardo, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e também quando lembrou de seu ex-marido, Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André que foi assassinado em 2002. "Ele continuará me influenciando nesse período. O cargo que ocuparei talvez tivesse sido ocupada por ele no governo Lula. Obrigada Celso Daniel", disse ela com a voz embargada. Miriam Belchior também homenageou o sexo feminino e se emocionou ao dizer que as "mulheres podem dividir com os homens a gestão do país".

Paulo Bernardo

Deixando o cargo para assumir o Ministério das Comunicações, Paulo Bernardo afirmou que o Brasil cresceu, nos últimos anos, o dobro do registrado nos 20 anos anteriores.

"Falam que o presidente Lula teve sorte porque a conjuntura mundial ajudou. Mas também teve políticas que determinaram o bom resultado que tivemos. Fizemos amplas tratativas com os servidores e procuramos valorizar as carreiras. Várias delas tiveram a implantação de subsídios nos pagamentos", disse ele.

Bernardo também destacou a implantação do sistema de pregão eletrônico para as compras públicas, processo que, segundo ele, diminuiu as irregularidades. "Melhoramos práticas de gestão. Implantamos o sistema de pregão eletrônico, que ficou obrigatório de 2005 em diante. Foi uma reforma silenciosa, mas revolucionária", declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES