Bolsa de Xangai fecha em alta com pontuação recorde

Bolsa de Xangai fecha em alta com pontuação recorde

Bolsa de Xangai fecha em alta com pontuação recorde | Folha Online
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Bolsa de Xangai fechou em alta nesta ter?a-feira, com a redu??o no temor entre os investidores de que o banco central chin?s venha a elevar sua taxa de juros para conter o superaquecimento do mercado financeiro.

O ?ndice Shanghai Composite encerrou o dia em alta de 1%, com 4.955,21 pontos, resultado recorde. Ontem, a Bolsa chinesa fechou em alta de 5,3%, maior ganho percentual em um ?nico dia nos ?ltimos dois anos. A Bolsa de Shenzhen fechou em alta de 1,4%, com 1.375,28 pontos no ?ndice Shenzhen Composite tamb?m fechamento recorde.

"Os investidores continuaram a comprar a?es hoje, com a recupera??o de ontem tendo mostrado que a demanda continua alta. Os temores de uma alta de juros est?o diminuindo, j? que n?o houve nenhum an?ncio de aperto na pol?tica monet?ria no fim de semana", disse ? ag?ncia de not?cias Associated Press (AP) o analista da CSC International Holdings Zhang Yuheng.

Alguns analistas tamb?m disseram que j? se percebe uma certa cautela por parte dos investidores, com o ?ndice Shanghai Composite se aproximando dos 5.000 pontos alertando para uma poss?vel corre??o, com uma nova onda de vendas para aproveitar os ganhos e realizar lucros.

Entre os destaques de hoje estiveram os pap?is do setor banc?rio, entre eles os do Bank of China (+1,5%); do China Citic Bank (+4,7%); e do China Minsheng Banking (+5,4%).

A Bolsa de Hong Kong fechou em alta de 0,62% no ?ndice Hang Seng, com 21.729,35 pontos, com o otimismo em rela??o ?s novas medidas adotadas pelo governo chin?s para afrouxar os controles para investimentos no mercado financeiro.

A Bolsa de Hong Kong vinha registrando fortes oscila?es devido ? crise no mercado de cr?ditos de risco nos EUA. A expectativa para as pr?ximas sess?es ? de volatilidade. O diretor-operacional da KGI Asia, Ben Kwong, disse que o otimismo dos dois ?ltimos dias em Hong Kong se deveu a uma "rea??o exagerada" dos investidores quanto ?s not?cias do governo chin?s.

A Bolsa de T?quio fechou em alta de 1,07%, com 15.901,34 pontos no ?ndice Nikkei 225. Ontem, o ?ndice j? havia registrado alta de 3%.

A alta dos dois ?ltimos dias ocorreram depois de quedas expressivas provocadas pelas preocupa?es quanto aos efeitos da crise imobili?ria nos EUA sobre a economia mundial. "O p?nico nos neg?cios se foi. As coisas est?o bem mais calmas agora", disse ? AP o operador da Mizuho Investor Terushige Shibata.

Entre os destaques do dia estiveram as a?es do setor sider?rgico, como as da Sumitomo Metal Industries (+5,2%) e da Nippon Steel (+4,3%). No setor de eletr?nicos tamb?m houve ganhos, com destaque para Sony (+1,3%) e Nintendo (+5,7%).

Em alta fecharam tamb?m a Bolsa de Manila (Filipinas), com ganho de 9,8%, indo para 3.167,52 pontos, maior avan?o em um ?nico dia em mais de seis anos; a Bolsa de Seul (Cor?ia do Sul), que teve alta de 0,3%, fechando com 1.736,18 pontos; a Bolsa de Sydney (Austr?lia), que subiu 1%, para 5.989,4 pontos; e a Bolsa de Wellington (Nova Zel?ndia), que teve avan?o de 1,14%, fechando com 4.027,79 pontos.

As preocupa?es sobre a evolu??o da crise no mercado de hipotecas de risco nos EUA continua a pesar em algumas das Bolsas asi?ticas: a Bolsa de Bancoc (Tail?ndia) teve queda de 3,5%, para 764,40 pontos; a Bolsa de Kuala Lumpur (Mal?sia) teve queda de 0,3%, fechando com 1.240,28 pontos; a Bolsa de Mumbai (?ndia) teve queda de 3%, indo para 13.989,11 pontos afetada tamb?m por fatores pol?ticos; e a Bolsa de Taip? (Taiwan) caiu 0,4%, para 8.479,08 pontos.

As Bolsas de Jacarta (Indon?sia) e Cingapura tiveram quedas (de 2,4%, para 1.993 pontos, e de 2,8%, para 3.228,66 pontos respectivamente) devido a fatores dos mercados locais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES