Bovespa cai quase 25% em outubro e encerra o mês com um pregão volátil

O índice Ibovespa fechou em baixa de 0,51%, aos 37.256 pontos

Bovespa cai quase 25% em outubro e encerra o mês com um pregão volátil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Bolsa de Valores de S?o Paulo (Bovespa) encerrou o m?s de outubro com um preg?o vol?til. Depois de alternar per?odos de alta e baixa, o ?ndice Ibovespa fechou em baixa de 0,51%, aos 37.256 pontos. Com isso, a desvaloriza??o neste m?s ficou em 24,79%, considerado os 49.541 pontos que o indicador marcou no fim de setembro.

No m?s, a desvaloriza??o chegou a marcar 40,6% na ?ltima segunda-feira (27), quando o Ibovespa marcou seu pior patamar em tr?s anos, atingindo 29.435 pontos. Considerado o fechamento de outubro, a desvaloriza??o nos dez meses de 2008 ficou em 41,7%.

De acordo com a consultoria Economatica, a ?ltima semana de outubro, apesar da queda na sexta-feira (31) e da baixa no acumulado do m?s, foi a melhor para o Ibovespa em dez anos - a alta acumulada ficou em 18,35%. O m?s de outubro, entretanto, foi o quarto pior da hist?ria do Ibovespa, e n?o se via baixa t?o forte desde agosto de 1998 (quando a queda foi de 39,5%).

Preg?o de sexta-feira

Um dos fatores que pesou sobre o resultado da Bovespa pela manh? foi o an?ncio da mineradora Vale far? um ajuste em sua produ??o, por conta do cen?rio global de desacelera??o econ?mica. Para isso, a companhia vai interromper temporariamente a opera??o de v?rias instala?es e dar? f?rias coletivas a funcion?rios.

Apesar de ter registrado baixa de mais de 4% pela manh?, a principal a??o da Vale do Rio Doce recuperou-se durante o preg?o, e acabou fechando o dia em alta. Mais cedo, o presidente da Vale, Roger Agnelli, havia tentado tranq?ilizar o mercado afirmando que a crise deve ser grave somente at? o segundo trimestre de 2009.

Entre as demais a?es, Gafisa, Cyrella e Lojas Renner apresentaram baixa de mais de 10% no fechamento. Entre as altas, apesar das perdas com o c?mbio, destacaram-se as companhias aliment?cias Sadia e Perdig?o, cada um com alta superior a 5%. O volume financeiro negociado foi de R$ 4,77 bilh?es.

Cen?rio externo

Embora os Estados Unidos tenham divulgado dados negativos sobre a confian?a do consumidor e gastos das fam?lias, a Bolsa de Nova York acabou por ter um dia positivo, com o ?ndice Dow Jones - refer?ncia para Wall Street - apresentando ganhos de mais de 1,5%.

As bolsas de valores da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira, marcando a quarta sess?o de valoriza??o das a?es. O FTSEurofirst 300, que re?ne as principais a?es da Europa, teve alta de 2,7%. Na semana, o indicador acumulou alta de 11,8%, embora tenha ca?do 12,8% em outubro.

Na ?sia, o dia foi de perdas, mesmo com o corte nos juros do Jap?o. Na Bolsa de T?quio, o ?ndice Nikkei encerrou em baixa de 5,01%. O indicador perdeu 452,78 pontos, encerrando s?rie de forte altas. T?quio encerrou assim com mais uma baixa consider?vel no complicado m?s de outubro, no qual o Nikkei perdeu 23,83% do valor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES