Brasil fará teste para ter semana com 4 dias de trabalho

Modelo já foi testado por outros países, como Emirados Árabes, Suécia, Espanha, dentre outros.

Experimento com nova semana de trabalho | Wilson Dias/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil está prestes a testar um modelo de semana de trabalho de apenas 4 dias, seguindo a tendência de outros países que já realizaram experimentos similares, como Espanha, Suécia, Islândia e Emirados Árabes. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a organização global 4 Day Week e a brasileira Reconnect Happiness at Work, que tem como objetivo avaliar o impacto da carga horária reduzida na produtividade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, estresse dos trabalhadores e rotatividade.

O modelo a ser implementado será no formato 100-80-100, ou seja, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade, enquanto o salário permanece integral. As empresas interessadas poderão se inscrever a partir de junho e começar a se preparar para adotar o novo modelo a partir de setembro. Para participar, basta preencher um formulário disponível no site da 4 Day Week.

O experimento será conduzido com a metodologia elaborada pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, que será responsável por analisar os resultados após três meses da implementação e ao fim do piloto. Renata Rivetti, diretora da Reconnect e especialista em Felicidade Corporativa, acredita que um dos principais desafios é desmistificar a crença de que a produtividade é diretamente proporcional ao número de horas trabalhadas.

Embora o foco inicial do projeto seja no aumento da produtividade, a diretora afirma que a semana de trabalho reduzida também traz benefícios para os indivíduos, suas famílias e para toda a sociedade, como maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde e felicidade dos colaboradores.

Experiências

Em outros países que já realizaram testes semelhantes, os resultados foram positivos. No Reino Unido, cerca de 60 empresas participaram do teste e a grande maioria (92%) decidiu manter o formato de trabalho após o término do experimento.  Na Bélgica, a jornada de trabalho é de 38 horas totais, mas os funcionários podem trabalhar 45 horas em uma semana e deduzir o tempo adicional na semana seguinte. 

Já na Islândia, a jornada semanal de trabalho foi reduzida de 40 para 35 ou 36 horas sem corte salarial, enquanto na Espanha o modelo foi testado por 2 anos e na Suécia a semana de trabalho de 4 dias com expediente de 6 horas foi testada em 2015. Os Emirados Árabes foram os pioneiros e desde 2022 todos os funcinários de órgãos públicos trabalham apenas 36 horas por semana em 4 dias úteis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES