Brasil quer dar subsídio para pesca

Brasil quer dar subsídio para pesca

Brasil quer dar subsídio para pesca | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Brasil e Argentina apresentaram na Organiza??o Mundial do Com?rcio (OMC) uma proposta para permitir que pa?ses emergentes subsidiem a pesca e desenvolvam frotas nacionais. Ao mesmo tempo, os pa?ses ricos perderiam o direito de financiar o setor com recursos p?blicos.

Os pa?ses ricos afirmam, no entanto, que n?o dar?o um cheque em branco para que Brasil e outros pa?ses emergentes possam subsidiar seu setor de pesca e financiar a constru??o de navios.

A quest?o dos subs?dios ? pesca ? um dos pontos centrais do debate sobre as novas regras para o com?rcio internacional e o processo em Genebra definir? como vai funcionar o setor pesqueiro na pr?xima d?cada.

Segundo entidades n?o-governamentais como a Oceana, pa?ses ricos distribuem cerca de US$ 30 bilh?es por ano para o setor, levando a uma explora??o dos mares que pode impedir que os estoques sejam recompostos.

Pa?ses como Estados Unidos e Nova Zel?ndia defendem a elimina??o total dos subs?dios. No outro extremo, japoneses e europeus querem a manuten??o de parte da ajuda.

O Brasil, com a Argentina, defende o fim dos subs?dios apenas para os ricos. Os dois querem manter uma s?rie de privil?gios, como a assist?ncia a comunidades de pescadores.

Mas o ponto principal ? impedir que a OMC estabele?a um limite ou simplesmente acabe com estrat?gias como o Profrota, programa do governo brasileiro que vai financiar, nos pr?ximos dois anos, a constru??o e a moderniza??o de embarca?es e frota pesqueira no pa?s.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES