Brasil registra maior movimentação de passageiros nos aeroportos

O terminal de Recife (PE) foi um dos que apresentou uma das maiores altas.

Aumento de voos | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a alta no número de assentos ocupados nas três principais empresas brasileiras, maio pode ser considerado um dos melhores meses de 2021 para o setor aéreo. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), houve aumento de 39%, em relação a abril deste ano. O número indica que pelo menos cerca de 1,1 milhão de pessoas a mais usou o transporte aéreo no país. No Piauí, o setor de turismo, obedecendo aos protocolos, vem registrando aumento da atividade e a expectativa é boa para o período de férias escolares.

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os números indicam o início da recuperação do segmento, que integra a cadeia produtiva do Turismo, a partir do avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o país. 

Entre os aeroportos mais movimentados do país, estão o de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Recife (PE) e o de Congonhas (SP), respectivamente. O terminal pernambucano, por exemplo, ampliou em 20% o volume de passageiros no mês de maio co na comparação com abril. Além disso, o estado foi responsável pela operação de um dos voos mais procurados do País no acumulado de janeiro a maio (Guarulhos/Recife). Outro que apresentou uma alta representativa foi o de Viracopos, que aumentou em 15% o número total de viajantes, segundo a administradora do terminal.

Aumento do número de voos no Brasil (Divulgação MTur)

Alagoas estima ampliar voos de 18 para 25

Os números registrados em maio na comparação com o mês anterior trazem otimismo para o segmento. O aeroporto de Maceió (AL), por exemplo, estima ampliar de 18 para 25 os voos diários no mês de julho. Outro aeroporto que projeta ampliação para o próximo mês é o de Belo Horizonte (MG). Neste mês, o terminal já opera 35 voos e pretende ampliar este número. A expectativa é de que até o fim de junho, cerca de 470 mil passageiros passem pelo aeroporto.

“O número animador nos traz a reflexão de que estamos no caminho certo para possibilitar a retomada dos serviços turísticos, que foram duramente impactados pela pandemia. A medida em que a vacinação tem avançado no país, com os esforços contínuos do governo federal em antecipar a entrega de doses contratadas, os brasileiros começam a retomar as viagens, de forma segura e responsável. Daqui para frente, esse número será cada vez maior”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES