Brasil só fica atrás de Gâmbia em aumento da taxa de juros em 2013

O aumento brasileiro no ano foi de 2,75 pontos percentuais, levando a taxa de juros a 10%

Alta no preço do tomate, na cotação do dólar e no valor do litro da gasolina. | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2013, o Brasil só perdeu para a Gâmbia entre os países que mais tiveram aumento da taxa de juros, de acordo com lista do site Central Bank News, que compila dados de 90 países.

O aumento brasileiro no ano foi de 2,75 pontos percentuais, levando a taxa de juros a 10%, quase o dobro da média dos países pesquisados, de 5,44%. O aumento na Gâmbia chegou a 6 pontos percentuais, elevando a taxa de juros do país africano a 18% ao ano.

A taxa básica de juros (Selic) é o instrumento usado pelo governo para controlar a alta da inflação --que, no acumulado do ano, está em 5,85%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial.

Quanto mais alta a taxa de juros, mais caro fica para o comprador tomar dinheiro emprestado ou financiar compras, o que faz com que, em tese, o consumo e o preço dos produtos caiam.

O aumento deve continuar em 2014, mas a tendência é que seu ritmo desacelere no Brasil. De acordo com a pesquisa semanal Focus, divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (23), a projeção é que os juros aumentem 0,5 pontos percentuais até o final de 2014, mesmo com a projeção de aumento do IPCA em 5,97%.

Em 2013, Gâmbia e Brasil foram seguidos pela Indonésia, com aumento de 1,75 ponto percentual na taxa de juros, que foi para 7,5%. A República Dominicana ficou em quarto lugar, com aumento de 1,25 ponto percentual em 2013, indo para 6,25%.

Segundo a mesma lista, os países que mais baixaram sua taxa de juros foram Serra Leoa, que teve queda de 8 pontos percentuais, indo para juros de 12% ao ano; Bielorrússia, que teve queda de 6,5 pontos percentuais, indo para juros de 6,5%; e a Hungria, que teve queda de 2,75% em sua taxa de juros, que foi para 3%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES