Brasileiro perde poder de compra e abre mão de plano de saúde e escola paga

Inflação e desemprego leva famílias a abolirem antigos hábitos, como viajar de avião, trocar de carro e ter um funcionário doméstico.

56% dos brasileiros não se imaginam andando de avião. | Pixabay/Pexels
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A classe média brasileira se planejava e conseguia realizar algumas pequenas conquistas, como colocar o filho em uma escola particular, viajar de avião, trocar de carro ou ter um trabalhador doméstico. Hoje em dia o jogo virou do ponto de vista econômico. 

Com o desemprego e a inflação, com o aumento exponencial dos preços da gasolina e da alimentação, o poder de compra do brasileiro reduziu e antigos hábitos precisaram ser abandonados.

Os números do Instituto Locomotiva, a pedido da Folha, mostram que a pandemia do novo coronavírus e a economia brasileira não estão sendo fáceis para o bolso do cidadão. Sobretudo a classe média, que precisou abandonar determinados "luxos". 

Para se ter ideia, 26% das famílias entrevistadas tiveram que cancelar o plano de saúde que utilizavam.

56% dos brasileiros não se imaginam andando de avião. Crédito: Pixabay/Pexels.

E tem mais: 14% não consegue mais manter o filho em escola particular, 12% demitiu trabalhador doméstico e 52% não vai mais trocar de carro

Em termos de perspectivas, elas também não são boas. 50% dizem que não vão conseguir pagar escola particular para os filhos e 49% não se imaginam usando um hospital particular. 56% não se imaginam andando de avião e 85% não têm condições de frequentar restaurantes.

Os números refletem a redução do produto interno bruto (PIB) per capta, que reduziu de US$15.450 em 2019 para US$14.916 em 2020

A pesquisa do Insitituto Locomotiva foi feita por telefone e ouviu 1.820 pessoas de 72 cidades de todas as regiões brasileiras. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES