Briga comercial dos EUA quer retirar empresas chinesas

China diz que adotará medidas para proteger suas empresas.

| Briga comercial entre EUA e China deve prejudicar gigante das telecomunicações. Foto: Le Monde.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A briga comercial entre os dois gigantes da economia mundial pega fogo cada dia. O presidente dos EUA, Donald Trump, proibiu na quarta-feira (16) que as redes de telecomunicações dos EUA forneçam equipamentos a empresas estrangeiras consideradas de risco - uma medida que visa as empresas chinesas primeiro. Uma guerra comercial e tecnológica vis-a-vis está por vir. Com informações do Jornal Le Monde.

 Donald Trump dirigiu o departamento de comércio para elaborar um plano para a execução de sua ordem. Foto: Kevin Dietsch / Pool / EPA 

Em plena tensão comercial com Pequim, o presidente declarou uma "emergência nacional" para fazer esse decreto que era esperado e que visa, em particular, o grande grupo chinês de telecomunicações Huawei, por um longo tempo na mira das autoridades dos EUA. Medida tão justificada pela Casa Branca:

"Os oponentes estrangeiros estão explorando cada vez mais vulnerabilidades nos serviços e infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação dos EUA. "

Trump afima que as empresas chiinesas podem estar espionando os dados econômicos e industriais dos ameriocanos.

Briga comercial entre EUA e China deve prejudicar gigante das telecomunicações. Foto: Le Monde.

Na esteira dessa decisão, a China advertiu os Estados Unidos contra "uma violação" das relações comerciais entre Washington e Pequim. Em uma entrevista coletiva, um porta-voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng, alertou:

"Pedimos aos Estados Unidos que ponham fim às suas ações ilícitas (...) para evitar mais danos às relações econômicas e comerciais [ entre os dois países].  "

As restrições dos EUA a equipamentos de telecomunicações estrangeiros em risco "interferem nos direitos legítimos da Huawei ", disse o grupo de tecnologia da China.

Um impacto

O decreto é a medida mais severa tomada pelo governo de Donald Trump contra o setor tecnológico chinês em rápida expansão, particularmente nos mercados emergentes da África, América Latina e Ásia.

Para o líder mundial em equipamentos de telecomunicações, o impacto deste decreto é, no entanto, mais simbólico do que econômico. A Huawei, cujo faturamento atingiu 93,5 bilhões de euros em 2018, realiza a maior parte de suas vendas na Ásia e na Europa, representando as Américas apenas 6,6% de seu resultado anual. Mas o gigante chinês, que pretende liderar a corrida na 5G tem enfrentado desde novembro de 2018 até a onda global de suspeita sobre a segurança de seus equipamentos de telecomunicações.

A Apple também será afetada com a medida, a China promete aumentar o valor dos produtos americanos se o impasse continuar. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES