Caixa lança desafio de startups para encontrar soluções para informais

Banco vai avaliar ideias de empresas de inovação que possam ajudar a minimizar os efeitos do coronavírus na vida financeira dos trabalhadores informais

| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Caixa Econômica Federal, em parceria com o Sebrae, lança nesta sexta-feira, 19, um desafio para startups brasileiras. O objetivo do evento é encontrar soluções tecnológicas que ajudem a promover a independência financeira dos trabalhadores informais. Com informações da Exame.

O desafio tem como tema “Microfinanças, sob a perspectiva da Cidadania Financeira”, com foco na minimização dos efeitos da crise causada pelo novo coronavírus na vida das famílias brasileiras.

“Antes da crise, o mercado não pensava que os informais eram tantos assim. Vemos que passam de 40 milhões de pessoas, por isso é importante focar nesse público, levando inovação para a base da pirâmide”, diz Celso Leonardo, vice-presidente de negócios e varejo da Caixa.

Caixa selecionará empresas para programa de microfinanças. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Como participar

As inscrições ficam abertas até o dia 19 de julho pelo site Caixa Lab, onde está disponível o regulamento completo do programa. O banco irá selecionar as 10 melhores propostas inscritas para participar de um programa de avaliação e experimentação das ideias dentro da infraestrutura da instituição. 

Por conta de sua abrangência no território nacional, a Caixa busca soluções inovadoras e efetivas, mas que também sejam simples, baratas e seguras. “Um banco da dimensão da Caixa não tem o direito de se enganar e cometer erros. Qualquer erro atinge um universo de clientes muito grande”, diz Cláudio Salituro, vice-presidente de tecnologia da Caixa.

O desafio não especifica o tipo de soluções que está buscando. “Queremos que o empreendedor entre com a cabeça, não queremos direcioná-lo”, diz Leonardo. São válidas propostas em todas as frentes, desde avaliação de risco de crédito, a novos canais de venda e novos produtos de microcrédito.

O Sebrae irá ajudar na seleção das empresas e acompanhará o processo, oferecendo mentorias especializadas. As startups que se destacarem receberão entre 10.000 e 30.000 reais e serão convidadas a fechar uma parceria de prazo maior com a Caixa. 

A transformação digital do banco

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, a iniciativa é uma forma de trazer a sociedade para contribuir com um dos setores mais expostos à crise gerada pela pandemia e, ao mesmo tempo, rejuvenescer a marca do banco.

“A Caixa está investindo em parcerias inovadoras com startups para transformar realidades por meio da tecnologia e de novas oportunidades para os microempreendedor”, afirma o presidente.

A pandemia acelerou muitos processos dentro da instituição financeira, segundo Salituro. O projeto de transformação digital da Caixa era uma das metas da gestão de Guimarães, mas precisou ser acelerado para conseguir transferir boa parte da estrutura física do banco para um modelo de trabalho remoto. O desafio com startups é uma nova etapa desse projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES