Câmara quer alavancar projetos no Ceará

A primeira reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral acontece na próxima quinta, 17

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Construir um cen?rio para alavancar projetos estruturantes no Cear?, como a Usina de Itataia, a sider?rgica, cimenteiras, f?brica de fertilizantes entre outros, ? o principal desafio da C?mara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral, instalada ontem, na sede da Adece (Ag?ncia de Desenvolvimento do Estado). Segmentos como cer?mica, leite, frutas e flores (maio) e tecnologia da informa??o e com?rcio (junho) ser?o os pr?ximos alvos.

De acordo com o presidente da Adece, Antonio Balhmann, ?as c?maras setoriais n?o s?o ?rg?os governamentais e sim um espa?o da iniciativa privada?. ?V?o funcionar como um f?rum de discuss?o e difus?o de rumos para o desenvolvimento de v?rios segmentos?.

Interlocu??o

Ele disse tamb?m que a C?mara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral ? um importante instrumento de interlocu??o entre os integrantes do setor produtivo e o Governo do Estado.

?? um amplo espa?o de debates e propostas para o desenvolvimento da ?rea?, afirmou Balhmann. Para Eduardo Diogo, diretor de Desenvolvimento Setorial da Adece, ?? um ambiente onde se encontrar?o pessoas ligadas ? cadeia produtiva, al?m de organismos de pesquisas, institui?es de fomento, como o Banco do Nordeste, por exemplo?.? Esse ? o primeiro momento, o segundo ? transformar as proposi?es da c?mara em pol?ticas p?blicas?, salientou.

?reas Inertes

Diogo disse ainda que a c?mara vai potencializar ?reas inertes, que impactar?o de forma positiva tanto no setor espec?fico como em outros. ?? o caso de Itataia. Temos uma boa reserva de fosfato, no entanto, todo o ?cido fosf?rico usado na agricultura brasileira ? importado?, considerou. Atualmente, as principais fontes minerais encontradas no Cear? s?o ?gua mineral, ambiglonita, areia e cascalho, areia industrial, argilas comuns e pl?sticas, ber?lio, calc?rio, dolomitos, caulim, cobre, columbita, diatomita, feldspato, ferro e g?s natural. Tamb?m comp?em o segmento, gemas, gipsita, gnaisse, granito ornamental, lepidolita, magnesita, m?rmore, mica, pedras britadas, petr?leo, quartzo, sal marinho, rocha fosf?tica e ur?nio.

Reuni?o

A primeira reuni?o da C?mara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral acontece na pr?xima quinta-feira, 17, ?s 9 horas, na sede da Adece. Na pauta, est? a elei??o do presidente, do primeiro e segundo secret?rios, al?m do regimento interno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES