Ceará deve contar com novos poços de petróleo até 2012

A Petrobras irá iniciar, até 2012, a perfuração de três novos poços na Bacia do Ceará

Ceará terá novos poços de petróleo até 2012 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio ?s instabilidades do mercado internacional, gerando uma escalada no pre?o dos barris de petr?leo, as recentes descobertas deste recurso no Brasil, por meio da Petrobras, parecem gerar expectativas mais animadoras. E nessa corrida pelo chamado ?ouro preto?, o Cear? aparece como uma aposta da estatal: novos po?os devem estar sendo prospectados por aqui, na terra e no mar, nos pr?ximos anos.

O foco da estatal vem sendo agora buscar outros campos petrol?feros em ?guas profundas, cada vez mais longe da costa.

Perspectivas

As novas perspectivas aqui apontam para o litoral do extremo leste do Estado, a parte cearense inclusa na denominada Bacia Potiguar, cuja maior parte se encontra no Rio Grande do Norte. Os munic?pios de Icapu? e Aracati abrigariam estas novas ?reas de explora??o.

Segundo o gerente-geral da unidade de Neg?cio de Explora??o e Produ??o da Petrobras no Rio Grande do Norte e Cear?, Fernando Lima, a expectativa ? de que estes po?os possam ser perfurados at? 2012, mas que a concretiza??o dos planos ainda espera outras confirma?es. ?N?s iniciamos os estudos [para esta nova prospec??o] mais recentemente, mas ainda dependemos do leil?o da ANP [Ag?ncia Nacional de Petr?leo] para iniciar a explora??o?, elucida o gerente.

Bacia do Cear?

Lima destaca que a Petrobras vem, nos ?ltimos anos, investindo mais no Nordeste. ?? uma mudan?a que a empresa vem tomando. A meta ? ter a produ??o m?xima nesta regi?o?, completa.

Acreditando na potencialidade das ?guas profundas do litoral cearense (a 1.500 metros de l?mina), a Petrobras ir? iniciar, at? 2010, a perfura??o de tr?s novos po?os na denominada Bacia do Cear?, na parte noroeste do Estado.

O primeiro po?o j? ser? perfurado no pr?ximo ano. De acordo com o gerente da Petrobras, a estatal j? prospecta estas novas ?reas h? algum tempo. J? foram investidos, desde 2003, R$ 64 milh?es nos trabalhos preliminares do campo, como explora??o s?smica, estudos e a atual fase de contrata??o de embarca?es para fazerem a perfura??o da ?rea.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES