Ceará lidera ranking em formalizações no Nordeste

No Nordeste, foram retirados do mercado informal, nos primeiros seis meses do ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A??o da Superintend?ncia Regional do Trabalho e Emprego (SRTe) ? ?rg?o do Minist?rio do Trabalho e Emprego (MTE) ? regularizou no primeiro semestre deste ano, 16.855 trabalhadores no Cear?, at? ent?o empregados sem carteira assinada. Divulgados ontem pelo MTE, os n?meros revelam o Cear? na lideran?a do ranking dos estados do Nordeste em n?mero de formaliza?es, atr?s dos quatro estados do Sudeste e do Rio Grande do Sul.

No Nordeste, foram retirados do mercado informal, nos primeiros seis meses do ano, 79.585 trabalhadores, o equivalente a 26,23% dos 303.381 empregados legalizados em todo o Pa?s. O Estado que mais formalizou m?o de obra foi S?o Paulo, com 67.867 admiss?es regularizadas, seguidas de Minas Gerais, com 26.351 registros, enquanto o Amap?, regularizou a situa??o de apenas 941 empregados, no per?odo.

As novas formaliza?es s?o resultado da fiscaliza??o em 139.867 empresas em todo o Brasil, onde foram autuadas 24.998 firmas e lavrados 48.560 autos de infra??o, o que poderia ter sido ainda maiores, se n?o fosse a greve dos auditores do trabalho, ocorrida entre mar?o e maio deste ano. Em 2007, foram regularizados 371.410 trabalhadores , 22% a mais do que no primeiro semestre deste ano.

Do total de empregados formalizados este ano, 26.206 eram jovens aprendizes entre 14 e 24 anos, e 1.169 eram adolescentes (16 a 18 anos). A fiscaliza??o flagrou ainda, 2.037 crian?as, de at? 16 anos, excluindo aprendizes.

Setores

De acordo com dados do MTE, a maioria dos trabalhadores flagrados sem carteira assinada e regularizados s?o da ind?stria (68,8 mil). No setor de com?rcio, foram registrados 56,7 mil informais e na agricultura, 49,5 mil. Houve ainda, a regulariza??o de 44,3 mil trabalhadores na constru??o civil e 39,1 mil no segmento de servi?os, no Pa?s.

Para o segundo semestre, a expectativa do ministro ? aumentar ainda mais a efic?cia da fiscaliza??o. ?Pretendemos disponibilizar recursos de inform?tica para melhor aparelhar a fiscaliza??o, com desenvolvimento de sistemas inteligentes que v?o permitir o alcance de maior n?mero de empresas com focos de irregularidades?, completa a coordenadora geral da Secretaria da Inspe??o do Trabalho (SIT), do MTE, T?nia Coelho de Almeida Costa.

Carlos Lupi afirmou ainda, que esse processo de fiscaliza??o ? um dos fatores que est? ajudando o Pa?s a bater recorde na contrata??o de trabalhadores com carteira assinada e a reduzir a informalidade. ?Ao contr?rio do passado, as empresas est?o contratando por prazos mais longos?, aposta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES