Ceará quer ser pioneiro em usina solar no País

A criação da usina, segundo destaca, permitirá não só o incremento no mercado de trabalho no local

Ceará quer ser pioneiro em usina solar no País | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Al?m dos j? apresentados projetos em usinas e?licas, o Cear? investe nas energias alternativas e quer agora ser pioneiro na produ??o comercial da eletricidade a partir do meio solar. Com uma capacidade de 20 megawatts (MW), o Estado dever? contar com a primeira usina de energia deste tipo no Pa?s. O projeto est? sendo tocado pela empresa MPX, pertencente ao grupo EBX, que tamb?m vai construir uma termel?trica no Complexo Industrial e Portu?rio do Pec?m.

De acordo com o presidente da Ag?ncia de Desenvolvimento Econ?mico do Cear? (Adece), Ant?nio Balhmann, a empresa ainda vai definir que tipo de tecnologia ser? utilizada na usina, se ter? como matriz concentradores (dispositivos como lentes, refletores ou conjunto de espelhos) ou pain?is fotovoltaicos. Somente depois, poder? ser mensurado o investimento para capitalizar o projeto, prazos e a quantidade de empregos a serem criados. Segundo Balhmann, a localidade que o governo est? sugerindo ? empresa para a instalar a usina ? a regi?o dos Inhamuns. ?? uma tend?ncia, pois, al?m de possuir um n?vel de pluviosidade baix?ssimo, a regi?o carece de investimento. O Estado vai colocar seus interesses?.

A cria??o da usina, segundo destaca, permitir? n?o s? o incremento no mercado de trabalho no local, como a utiliza??o da energia gerada tamb?m por cidades vizinhas. A MPX, que pertence ao empres?rio Eike Batista, j? havia anunciado, na semana passada, que iria investir nesse tipo de energia renov?vel no Brasil e na Am?rica Latina. Na ?ltima quarta-feira, o comandante da empresa divulgou a parceria com a chinesa Yingli Solar para erguer uma f?brica de pain?is solares no norte fluminense. A unidade piloto, prevista para 2009, ter? capacidade instalada de 50 MW.

Em entrevista ao Jornal do Brasil, Batista afirmou que, com base no esperado aumento da produ??o e conseq?ente queda no pre?o do sil?cio, mat?ria-prima para a produ??o de pain?is, ele prev? que o custo de gera??o de energia solar caia dos atuais US$ 200 para cerca de US$ 100 por megawatt em um per?odo de quatro anos. Nesse ?nterim, a empresa planeja instalar usinas solares no Nordeste e talvez tamb?m no Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, uma das regi?es mais pobres do Brasil.

O outro empreendimento na produ??o de energia da MPX no Cear?, a termel?trica no Pec?m, tem suas obras previstas para terem in?cio no segundo semestre deste ano, com prazo de tr?s anos para o t?rmino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES