Ceará recebe evento de espanhóis no Brasil

Ceará recebe evento sobre investimentos espanhóis no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma visita ao Complexo Industrial e Portu?rio do Pec?m, nesta quinta-feira (dia 14), marcar? o in?cio da programa??o do semin?rio Como Atrair Investimentos Espanh?is para o Brasil ? cuja parte principal ser? realizada na sexta-feira (dia 15) na sede do Banco do Nordeste (BNB). O evento ? promovido pela embaixada da Espanha no Brasil e pela Rede Nacional de Informa?es Sobre Investimentos (Renai) ? ligada ao Minist?rio do Desenvolvimento Ind?stria e Com?rcio Exterior (MDIC) ? e tem apoio do governo do Cear?, por meio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econ?mico (Cede).

No decorrer da visita ao Pec?m, o Conselheiro Econ?mico e Comercial da Embaixada da Espanha, Jos? Manuel Rodriguez, far? uma exposi??o sobre o ?Fundo para Estudos de Viabilidade? ? que consiste em doa?es que o governo espanhol faz a entes p?blicos de outras na?es para custear an?lises nas ?reas econ?mica, de infra-estrutura e de meio-ambiente, entre outras. Al?m de potenciais investidores espanh?is, tamb?m participar?o da visita os parceiros da Renai ? as 27 secretarias estaduais ou (conselhos) de desenvolvimento, ind?stria e com?rcio ? e outros gestores p?blicos.

Na tarde do dia 15, o BNB abre a programa??o do semin?rio divulgando a?es do banco para atrair investimentos para sua ?rea de atua??o. Em seguida, o conselheiro Jos? Rodriguez far? palestra sobre o tema central do evento. O encerramento ficar? a cargo de Fernando Pessoa, diretor de atra??o de investimentos da Ag?ncia de Desenvolvimento do Estado do Cear?, vinculada ao Cede, que far? explana??o sobre as potencialidades econ?micas do estado. O semin?rio tamb?m vai expor casos de sucesso de empresas espanholas que j? investem no Brasil.

?O objetivo do semin?rio ? divulgar para a embaixada e investidores espanh?is as potencialidades brasileiras ? mais especificamente do Nordeste e do Cear? ? e tamb?m sensibilizar o empresariado regional em rela??o a como se preparar para receber e consolidar poss?veis investimentos estrangeiros?, observa Ribamar Ara?jo, analista de com?rcio exterior da Renai. ?De antem?o posso assegurar que os espanh?is t?m um interesse muito grande na ?rea do turismo?, acrescenta.

Outro objetivo do semin?rio, segundo Ribamar Ara?jo, ? procurar desconcentrar os investimentos estrangeiros do eixo Centro-Sul do Brasil. De acordo com levantamento da Renai, entre os anos 2005 e 2006, a Espanha foi o quinto maior investidor estrangeiro no Brasil. A analista de mercado da Embaixada da Espanha, Marisela Ribas, ressalta, contudo, que ao longo dos ?ltimos dez anos a participa??o dos investimentos espanh?is no Brasil ? muito mais significativa. ?Em estoque acumulado, a Espanha ? o segundo maior investidor no Brasil. Entre 1998 e 2000, ocupamos a lideran?a dos investimentos estrangeiros?, afirma. Segundo ela, al?m do turismo os espanh?is demonstram especial interesse nos segmentos de log?stica portu?ria, energias renov?veis e constru??o civil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES