Cenoura, café, gás: veja os 50 itens que mais subiram de preço em 12 meses

Os principais responsáveis pela alta de preços foram educação (5,61%) e alimentação e bebidas (1,28%).

Cenoura, café, gasolina, gás: veja os 50 itens que mais subiram em 12 meses | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, registrou alta de preços de 1,01% em fevereiro deste ano. A taxa é superior às observadas em janeiro deste ano (0,54%) e em fevereiro do ano passado (0,86%). Essa é a maior taxa para um mês de fevereiro desde 2015 (1,25%). 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro, os principais responsáveis pela alta de preços foram educação (5,61%) e alimentação e bebidas (1,28%). No caso da educação, o que pesou foi o fato que os reajustes praticados no início do ano letivo, nos cursos regulares, são incorporados ao IPCA em fevereiro.

Inflação fez alimentos aumentar de preço (Foto: Reprodução)

“Foi observada uma alta de 6,67% nos cursos regulares, que incluem os cursos de ensino infantil, médio e superior, por exemplo”, explicou o coordenador da pesquisa, Pedro Kislanov.

Leia Mais

Os reajustes médios foram de 8,06% para o ensino fundamental, de 7,67% para pré-escola, de 7,53% para o ensino médio, de 5,82% para ensino superior e de 2,79% para pós-graduação.

E o que segue pressionando o custo de vida são os preços dos alimentos – cuja alta já passa de 80%, no caso da cenoura – e dos combustíveis: em 12 meses, a gasolina acumula avanço de 32,62% no país, o diesel, de 40,54%, e o do etanol, de 36,17%. Já o gás de botijão acumula alta de 27,63%. 

Confira a lista dos 50 itens que mais subiram de preço:

Fonte: IBGE

Fonte: IBGE

Fonte: IBGECom informações da Agência Brasil e do g1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES