Chávez: não vou “implorar” por adesão ao Mercosul

Chávez: não vou implorar por adesão ao Mercosul

Chávez: não vou "implorar" por adesão ao Mercosul | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Venezuela, Hugo Ch?vez, declarou nesta quinta-feira (20), em Manaus (Amazonas), que est? muito perplexo com o atraso do Congresso brasileiro em aprovar o protocolo de ades?o plena de seu pa?s ao Mercosul.

Segundo ele, a Venezuela pode esperar at? "um limite digno" mas n?o vai se "arrastar" para conseguir a ades?o plena ao Mercosul. "Mais que chateado, eu estou triste e muito perplexo", disse o l?der venezuelano, antes de reuni?o com colega brasileiro, Luiz In?cio Lula da Silva.

E completou: "Estou seguro que ? a m?o do imp?rio, a m?o norte-americana. Se a Venezuela n?o ingressa no Mercosul ser? vit?ria para o imp?rio". Conforme afirmou, se o Congresso brasileiro n?o aprovar o ingresso da Venezuela no Mercosul, seu pa?s continuar? trabalhando da mesma forma pela integra??o da Am?rica do Sul e Caribe.

"Acabo de ter o meu terceiro neto. S?o nove meses para a gesta??o de uma crian?a, n?o ?? Se passa (desse per?odo), perde a crian?a. Isto (a tramita??o do protocolo no Congresso brasileiro) j? est? passado", afirmou. "Temos dignidade. N?o vamos nos arrastar e nem implorar nada a ningu?m", afirmou.

Em sua argumenta??o, o presidente venezuelano insistiu que seu pa?s cumpriu com todos os requisitos t?cnicos para sua ades?o ao Mercosul e deixou claro que o aumento expressivo das exporta?es brasileiras para o mercado venezuelano foi resultado de "vontade pol?tica" e "n?o caiu do c?u".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES