Classes B e C são asmais “apertadas” no Ceará

Entre os meios de endividamento, 74,74% são contas com cartão de crédito

Aperto é maior nas classes B e C | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O or?amento dos consumidores das classes socioecon?micas B e C ? o mais apertado no Cear?. De janeiro a mar?o deste ano, a taxa de endividamento destas faixas da popula??o passou de 18,84% para 37,19% (classe B), e de 28,46% para 33,46% (classe C).

Este crescimento se deve, em grande parte, aos financiamentos de ve?culos contratados, em sua maioria pela classe m?dia, enquanto o peso das contas do cart?o de cr?dito recai sobre a classe m?dia baixa. O quadro ? delineado pelo superintendente da Federa??o do Com?rcio (Fecom?rcio-CE), Alex Ara?jo. ?? um cen?rio novo no mercado?, analisa. ?Ele foi determinado pela expans?o do cr?dito, que ganhou impulso a partir do ano passado?, diz.

Ele explica a mudan?a: ?Tradicionalmente, as classe A e B tinham suas contas comprometidas, em maior parte, com o cart?o de cr?dito?, diz. ?E as classes C, D e E tinham suas d?vidas com o credi?rio?.

Entre os meios de endividamento, 74,74% s?o contas com cart?o de cr?dito ? na classe B, s?o 81,52, e na C, s?o 75,66% dos consumidores com este tipo de d?vida. Na compra de ve?culos, a taxa m?dia de consumidores com pagamento das parcelas em atraso ? de 1,86%, puxada pela classe B (5,95%), seguida pela C (1,94%).

Na acumulado dos ?ltimos 12 meses, essas faixas apresentam endividamento entre 23,84% e 30,05% dos consumidores, respectivamente.

Outros indicadores que medem o enfraquecimento do poder de compra s?o o comprometimento da renda e a inadimpl?ncia. Esses ?ndices alcan?am cresceram entre fevereiro e mar?o deste ano, entre os consumidores das classes B e C. O primeiro grupo passou de 16,20% dos consumidores com renda comprometida para 22,78%. O segundo, de 19,21% para 20,84%, neste per?odo.

Entre os inadimplentes, a classe C apresentou a maior taxa em mar?o ? 12,32%, acima da m?dia, que foi de 11,76% (a maior nos 12 meses anteriores). Na camada social B, o indicador ficou em 8,52%.

Segundo o superintendente da Fecom?rcio, a orienta??o para sair do aperto ? fazer uma lista na hora de pagar as contas e definir as prioridades, como o plano de sa?de e as mensalidades escolares, se houver. ?Depois, ? preciso separar as d?vidas de maior custo, como a do cart?o de cr?dito e cheque especial e tentar uma renegocia??o?, afirma Ara?jo. ?? necess?rio fazer um planejamento?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES