Com aumento de 601,5 MW, maio registra a maior expansão da geração em 2022

De janeiro a maio, a expansão obtida foi de 2.162 MW.

Fonte eólica responde por 45% dos 2.163 MW ampliados na matriz elétrica este ano | Divulgação ANEEL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As usinas liberadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para operação comercial em maio totalizaram um aumento de 601,5 megawatts (MW) na potência instalada no Brasil, o melhor resultado mensal alcançado no ano até o momento. Nestes cinco meses, a expansão obtida foi de 2.162 MW.

O incremento verificado em maio foi de 387,2 MW em usinas termelétricas, 144 MW em plantas eólicas, 40,7 MW em usinas solares fotovoltaicas e 29,5 ME em pequenas centrais hidrelétricas. Houve acréscimos nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo.

Produção de energia eólica em expansão (ANEEL)

Leia Mais

A expansão da geração este ano ocorreu, até o momento, em 13 estados de quatro regiões brasileiras. Bahia e Rio Grande do Norte respondem por 43,9% (950,1 MW) da potência instalada no Brasil em 2022.

Capacidade instalada

A potência total instalada no Brasil, até maio, foi de 183.129,3 MW de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, 83% das usinas são impulsionadas por fontes consideradas sustentáveis, com baixa emissão de gases do efeito estufa.

Outras informações sobre o acompanhamento da expansão da oferta de geração estão disponíveis em painéis interativos neste link. Esses painéis, atualizados mensalmente, mostram a previsão para a entrada de novas unidades geradoras para os próximos anos. Eles trazem ainda um histórico da expansão da geração desde a criação da ANEEL (1997). Além dos painéis, também está disponível a base de dados com informações de previsão e acompanhamento de obras dos empreendimentos outorgados para construção.

Mais dados sobre a geração de energia elétrica no Brasil também podem ser encontrados no sítio de Dados Abertos da ANEEL.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES