Com greve de fiscais, exportação de carne suína cai em setembro

Com greve de fiscais, exportação de carne suína cai em setembro

Com greve de fiscais, exportação de carne suína cai em setembro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As exporta?es de carne su?na do Brasil ca?ram para 48,3 mil toneladas em setembro, 7,2% menos que no mesmo m?s do ano passado, com exportadores citando a greve dos fiscais agropecu?rios como um dos motivos da redu??o.

Os trabalhadores, encarregados da fiscaliza??o em abatedouros e portos, realizaram greve na maior parte do m?s de setembro, voltando ao trabalho apenas no dia 26.

"Essa redu??o se explica pela greve dos fiscais agropecu?rios no m?s em quest?o", segundo uma nota divulgada nesta segunda-feira pela Abipecs, entidade da ind?stria de su?nos.

Em agosto, as exporta?es de cortes su?nos tinham registrado o maior volume do ano (64,9 mil toneladas, contra 68 mil toneladas em agosto de 2006).

No acumulado do ano at? setembro, o Brasil exportou 439,7 mil toneladas, 18,5% a mais que no mesmo per?odo do ano passado, quando foram exportadas 371,2 mil toneladas de carne su?na.

O ano de 2007 representa um per?odo de recupera??o para o setor ap?s as exporta?es em 2006 terem sido afetadas por embargos devido a focos de febre aftosa no Brasil.

A receita cambial acumulada com as exporta?es neste ano soma US$ 855,4 milh?es, crescimento de 17,9% em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado.

As exporta?es para a R?ssia, principal importador de carne su?na do Brasil, sofreram retra??o semelhante. Foram embarcadas 18.470 toneladas em setembro, 22,7% a menos que no m?s de agosto, 23.892 toneladas.

No acumulado do ano foram exportadas 202,6 mil toneladas para a R?ssia, ante 188,3 mil toneladas no mesmo per?odo de 2006, um aumento de 7,6%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES