Com inadimplência elevada, saiba como sair do endividamento

A primeira recomendação é que o consumidor faça um mapa das dívidas que possui

Com um bom planejamento, é possível administrar os débitos e fugir do superendividamento | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A persistência das dívidas em atraso no país em patamares elevados é um sinal de alerta. A taxa de inadimplência fechou 2012 em 7,9% --considerando atrasos superiores a 90 dias--, nível em que se manteve durante praticamente todo o segundo semestre.

Depois que os calotes atingiram o pico em maio do ano passado, em justamente 7,9%, o Banco Central projetava queda gradual, em cenário de juros mais baixos. O que houve, porém, foi um leve recuo para 7,8%, com nova alta no fechamento do ano

Para quem quer sair da lista de devedores, ou não deseja correr o risco de entrar nela, seguem orientações de especialistas.

Com um bom planejamento, é possível administrar os débitos e fugir do superendividamento.

A primeira recomendação é que o consumidor faça um mapa das dívidas que possui. Em seguida, deve-se estabelecer uma ordem de prioridade de pagamento desses débitos, começando pelos mais caros: ou seja, os que têm juros mais altos. Isso vai ajudar a fazer com que o valor total das dívidas pare de crescer por causa de juros elevados.

Depois, a orientação é tentar negociar com o maior número possível de credores. Em geral, eles facilitam o pagamento para começar a receber ao menos parte dos valores. Quem se recusar a negociar vai para o fim da fila.

Além disso, uma estratégia que pode ajudar é incrementar a receita com um trabalho temporário ou vendendo algo --uma coleção de discos, por exemplo.

É possível também pegar um empréstimo para pagar a dívida, mas isso só é um bom negócio se os juros da nova forem menores do que os da antiga.

Uma situação em que essa prática tende a ser vantajosa é quando se deve no cartão de crédito, que costuma ter os juros mais altos entre as modalidades de crédito.

O mesmo vale para os investimentos: aplicar o dinheiro em vez de pagar uma dívida só vale a pena se o investimento render mais do que os juros da dívida --o que costuma ser raro.

O consumidor endividado pode também procurar ajuda. O Procon-SP, por exemplo, oferece um serviço de apoio ao superendividado.

PREVENÇÃO

Para o consumidor não se enrolar novamente nos gastos depois de ter se livrado das dívidas, o educador financeiro Reinaldo Domingos propõe uma metodologia com quatro passos.

O primeiro é colocar na ponta do lápis o quanto se ganha e o quanto se gasta por mês e cortar as despesas supérfulas. Na avaliação de Domingos, as famílias têm, em geral, pelo menos 20% dos gastos que são excessivos e, portanto, podem ser cortados sem grandes dificuldades.

O segundo passo é discutir os sonhos que a família pretende alcançar, como fazer uma viagem ou comprar um imóvel. O terceiro passo é traçar um planejamento para alcançá-los. Ou seja: calcular quanto precisa ser poupado por mês para que esse sonho possa se tornar realidade.

Por último, é precido adequar o padrão de vida e os hábitos de consumo da família ao projeto estabelecido, tomando cuidado para não ultrapassar os limites de gastos que cabem no orçamento nem deixar de poupar, mensalmente, o dinheiro para realizar os sonhos. "Nunca tenha, por exemplo, um cartão de crédito com limite superior a 50% do seu salário", afirma Domingos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES