Comércio no país ainda não está pronto para Copa, diz pesquisa

59% dos lojistas não fizeram nada para aumentar as vendas durante o evento

Pesquisa foi feita pelo SPC Brasil e CNDL | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria dos comerciantes brasileiros ainda não se preparou para receber a Copa das Confederações. A competição esportiva é uma espécie de teste para a Copa do Mundo de futebol e começa oficialmente em 15 de junho.

Uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas) diz que 59% dos lojistas não fizeram nada para aumentar as vendas durante o evento. Apenas 41% se mobilizaram de alguma forma.

Entre os que não investiram em ações para o torneio, 27% não disseram que não veem retorno financeiro no negócio. Outros 14% afirmaram não ter capital. A pesquisa foi feita com 1.276 empresários das seis cidades-sedes do torneio.

Em Fortaleza (CE), no entanto, será criada uma loja temporária para comercializar produtos feitos por artesãos de sete Estados durante a Copa das Confederações. A expectativa deles é de que as vendas aumentem em até 50% no período.

Para o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges, a falta de experiência com eventos de grande porte prejudica a maioria dos comerciantes. Muitos não têm visão das possibilidades de negócio que podem ser geradas e, por isso, acreditam que não vale a pena investir.

Em relação à falta de capital para aqueles que querem investir, Borges diz que falta aos empresários conhecimento e esclarecimento sobre linhas de créditos para micros e pequenas empresas disponíveis no mercado.

O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) tem linhas de créditos com juros abaixo de 1% ao mês que muitos empresários desconhecem.

"O pequeno empreendedor brasileiro não tem a cultura de contrair crédito para investir em melhorias no seu negócio. A maioria só faz empréstimos para tentar tirar a empresa de situações emergenciais, quando as taxas são mais altas", afirma.

Avisos e cartazes em inglês ajudam turistas

Segundo o gerente financeiro do SPC Brasil, quem não se mobilizou para vender mais na Copa das Confederações ainda tem tempo para fazer algumas mudanças.

Uma dica do especialista é colocar avisos, cartazes e a descrição dos produtos também em inglês. Mesmo que o empresário não conheça o idioma, ele pode pedir a ajuda de alguém para fazer as traduções.

"Quando o empresário investe, aprimora o atendimento e amplia o mix de produtos, ele tem a chance de vender mais durante e após o evento, uma vez que as melhorias realizadas continuarão no negócio", afirma Borges.

Período exige mudanças no atendimento

De acordo com o diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, os setores que terão maior procura durante o torneio serão: turismo, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, guias turísticos, artesanato e comércio varejista.

Todas estas áreas estão diretamente ligadas ao aumento do fluxo de turistas nas cidades-sedes. "O artesanato brasileiro tem muita qualidade e é bastante procurado pelos visitantes como lembrança da viagem", afirma.

Segundo Porto, aumentar a oferta de produtos com itens especiais para o evento esportivo e deixar o atendimento mais rápido e personalizado são pequenas alterações que podem fazer com que o empresário venda mais.

"É importante o empreendedor perceber que o período exige mudanças. O produto de hoje pode não estar adequado aos clientes que virão para assistir aos jogos, que são mais exigentes e refinados", declara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES