Comissão do Senado convida Guido Mantega para explicar o atraso no Imposto de Renda

Ministro da Fazenda admitiu que restituição está em ritmo mais lento.

Guido Mantega | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (13) um requerimento convocando o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para dar explicações sobre o atraso no pagamento de restituições do Imposto de Renda neste ano. A audiência não tem data para acontecer. Como convidado, o ministro não é obrigado a comparecer.

O requerimento contou com o apoio de senadores da base aliada e da oposição. Na semana passada, Mantega admitiu que o pagamento está sendo realizado em um ritmo mais lento do que no ano passado devido à queda de arrecadação decorrente da crise financeira internacional. Cogitou-se que parte do pagamento poderia ser deixada para 2010, o que o governo não admitiu. Autor do requerimento, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), criticou a ação do governo.

“É um ‘calotezinho’, sim. Porque eu tenho algo a receber e o governo não me paga. (...) O governo rompe um pacto com a classe média, que fez suas compras projetando que ia receber e agora tem uma vaga promessa de quem sabe, no primeiro trimestre do ano que vem”. Para o tucano, o pagamento de forma mais lenta pode prejudicar a retomada do crescimento da economia.

“Isto vai no bolso da classe média, vai atrapalhar o consumo, o crescimento econômico e o ritmo de investimentos. É uma ilegitimidade brutal”. Virgílio chamou de “desculpa esfarrapada” o argumento do governo de que o atraso se deve à queda de arrecadação registrada neste ano.

“É a desculpa mais esfarrapada de todas. Um governo, quando é responsável, ele adequa a sua estrutura de gastos a sua receita prevista. Estamos alertando há anos que o governo planta uma bomba de efeito retardado porque não corta gastos correntes”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES