Como decidir entre álcool e gasolina

Preço do etanol pode subir nos próximos meses. Para quem tem carro flex, qual vale mais?

Preço do etanol pode subir nos próximos meses | d
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cresce o número de brasileiros que tem que lidar diariamente com a dúvida: álcool ou gasolina? O Brasil tem cerca de 7 milhões de automóveis flex, que podem usar os dois tipos de combustível, e, de acordo com projeções feitas pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) no primeiro semestre, o número deve chegar a 50% da frota nacional até 2010. Mas como saber quando vale a pena usar cada tipo de combustível?

?É preciso tomar cuidado, pois, apesar de mais barato, a autonomia do veículo com o álcool é, em média, 30% menor. Assim, para ser vantajosa a sua utilização, o preço do litro também precisa ser 30% menor?, afirma Marcelo Nogueira, gerente de Negócios Especialista do Ticket Car, que realiza pesquisas mensais sobre o preço dos combustíveis em 8 mil postos cadastros em todo o Brasil.

O cálculo é fácil: subtraia o valor do álcool do valor da gasolina. O resultado é multiplicado por 100, e dividido pelo preço da gasolina. Se o resultado for maior do que 30, escolha álcool.

Segundo dados da Ticket Car para o mês de setembro, não é vantajoso utilizar o biocombustível em seis Estados, todos no Norte e no Nordeste: Acre, Amapá, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. O estado com a maior diferença de preços entre álcool e gasolina é São Paulo, 45,8%. Para os paulistas, o litro de álcool custa em média R$ 1,32, 62% a menos do que a quantia de R$ 2,15 paga em Roraima, o álcool mais caro do Brasil.

Mas mesmo em São Paulo as coisas podem piorar nos próximos meses. Segundo dados da Ticket Car, o preço cobrado pelo etanol no Estado acumula alta de 10% nos últimos três meses. Só no mês de setembro o aumento foi de 3,5%. Na cidade de São Paulo o cenário parece ainda pior. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o combustível subiu 5,22% no mês de setembro.

As altas podem acabar se espalhando pelo país. Há duas explicações: de acordo com a Unica, o excesso de chuva no mês de setembro prejudicou os produtores de cana-de-açúcar na região Centro-Oeste, o que deve fazer a oferta de álcool diminuir, aumentando o preço do combustível.

A segunda explicação tem relação com o mercado de açúcar e o período de quebra de safra na Índia. Com a demanda internacional por esse outro derivado da cana em alta, o preço do açúcar subiu e muitos produtores preferiram exportar a commodity do que produzir etanol. O analista Arnaldo Corrêa, em entrevista ao Jornal da Tarde, afirmou que o preço do combustível deve subir mais 10% nos próximos seis meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES