Companhia pesquisa minérios no Piauí

O estudo vai classificar todas as ocorrências minerais do Piauí, garante chefe do CPRM

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) dever? iniciar ainda no primeiro semestre deste ano o estudo geol?gico detalhado de uma ?rea superior a 12 mil quil?metros quadrados ao longo da Rodovia Transnordestina, no trecho piauiense. O estudo vai classificar todas as ocorr?ncias minerais do Estado. A revela??o foi feita na manh? desta quarta-feira, 26, pelo chefe da resid?ncia da CPRM no Piau?, Reinaldo Soares.

A ?rea de pesquisa ser? dividida em trechos de pouco mais de 3 mil quil?metros quadrados e cada um deles ser? percorrido totalmente a p? por uma equipe de dois ge?logos da CPRM. A previs?o ? de que o detalhamento das ocorr?ncias minerais do Piau? esteja conclu?do num prazo m?ximo de dois anos.

O ge?logo Reinaldo Soares e seu substituto Fred Campelo de Sousa confirmam a ocorr?ncia de ferro de alto teor de pureza na regi?o de Paulistana, na regi?o Sudeste do Estado, mas ainda n?o h? um dimensionamento da jazida, porque tamb?m n?o existe o dimensionamento do subsolo da ?rea. ?N?o ? s? o ferro, na regi?o existem v?rios outros minerais comuns onde existe o ferro?, acrescenta Soares.

Reinaldo Soares acrescenta que os estudos geol?gicos servir?o de base para qualquer investidor que queira atuar na explora??o mineral no Estado, porque a partir dele poder? ser feito o dimensionamento das jazidas.

Segundo ele, o plano de trabalho para a execu??o do projeto j? est? sendo finalizado por t?cnicos do ?rg?o e ser? levado ao governador Wellington Dias para aprova??o. ?Ap?s a aprova??o do cronograma e do or?amento, os trabalhos ser?o iniciados imediatamente?, garante Soares.

Reinaldo Soares explica que a partir do detalhamento do estudo geol?gico, o Governo ter? um documento com a situa??o real das ocorr?ncias minerais do Piau? e vai poder colocar essas reservas para explora??o comercial, como j? ocorre hoje com o n?quel no munic?pio de Capit?o Gerv?sio de Oliveira, onde a Companhia Vale do Rio Doce (Vale) j? opera em fase de testes.

Ele destaca o apoio do governador Wellington Dias, do vice-governador Wilson Martins e do diretor-geral da CPRM, Agamenon Dantas, ao projeto. ?Sem esse apoio n?o h? como se executar o trabalho?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES