Comprou nas Americanas e se arrependeu? Saiba quais são os seus direitos

Entenda o que fazer em casos de compras não entregues, atrasos e arrependimento.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A divulgação do rombo de R$ 20 bilhões no balanço das Americanas tem trazido dúvidas sobre os direitos do consumidor. Ainda não se sabe quais efeitos esse rombo terá no dia a dia da empresa. Entenda o que fazer em casos de compras não entregues, atrasos e arrependimento.

Consigo cancelar uma compra agora?

Guilherme Farid, chefe de gabinete do Procon-SP, e a advogada especialista em Direito do Consumidor Renata Abalém afirmam que o cliente tem de ficar atento às obrigações que as Americanas têm que atender.

Lojas Americanas (Foto: Reprodução)

    • O Código de Defesa do Consumidor (CDC) entende que o cliente tem até sete dias para desistir da compra a partir da data da aquisição do produto.

    • O artigo 49 do CDC detalha que o consumidor pode desistir de uma compra feita no site da empresa ou por telefone.

    • Não vale se a aquisição foi feita em uma loja física das Americanas.

    • De acordo com a lei, o mesmo prazo de sete dias (a partir da data de recebimento) se aplica para quem recebeu um produto e não quer mais.

Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados

Em janeiro deste ano, o site do Procon-SP recebeu 325 reclamações contra as Americanas, sendo que uma em cada quatro tinha a ver com cancelamento de compra. Em 2022, foram 8.623 registros. Em 2022 até setembro, último dado divulgado, a empresa fez vendas de quase R$ 40 bilhões, por meio de suas próprias lojas ou plataformas ou por meio de parceiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES