Conab prevê aumento de 7% na área plantada no Piauí

Brasil deve produzir 284,4 milhões de toneladas de grãos

Produção de grãos | CNA / Wanderson Araújo / Trilux
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A quarta estimativa da safra 2021/22, divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (11), aponta para um crescimento na produção de grãos frente à temporada 2020/21. De acordo com o levantamento, o Brasil deve produzir um volume total de 284,4 milhões de toneladas, um incremento de 12,5% ou 32 milhões de toneladas. O destaque ficou por conta da soja, com aumento de área semeada de 3,8%, e para a safra do trigo, que foi encerrada com recorde de produção.

No Piauí, o plantio começou desde outubro e acabou o ano de 2021 praticamente finalizado. Há estimativa de aumento na área plantada em comparação ao ciclo passado, alcançando 893,2 mil hectares semeados (aumento de 7% em relação a 2020/21). 

As precipitações ocorridas, sobretudo na região sudoeste durante novembro e dezembro, têm sido determinantes para o avanço do plantio e desenvolvimento das lavouras, que, até o momento, encontram-se majoritariamente em boas condições.

Cerca de 74% das lavouras encontram-se em estádio vegetativo, 21% em floração e 5% em germinação/emergência.

Feijão caupi

Nesta primeira safra, os maiores destaques ficam por conta do cultivo no Piauí e na Bahia, que, juntos, devem representar mais de 86%da área estimada para o plantio do feijão-caupi em todo o país. Ao todo, deverão ser mais de 386,7 mil hectares semeados com a cultura neste ciclo.

O plantio da cultura é, usualmente, mais tardio, se comparado ao feijão-comum cores e feijão-comum preto, e isso tem certa relação com o regime pluviométrico “diferente” encontrado nessas regiões produtoras. Atualmente, as lavouras estão em implantação e em pleno desenvolvimento vegetativo, devendo concluir até março o seu ciclo.

Algodão

O Piauí também se destacou na produção de algodão, junto com os estados da Bahia, Maranhão, Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

O boletim da Conab também destacou a produção de sorgo que no Estado é cultivada como cultura de segunda safra, em substituição à soja. A previsão é de um aumento de 36,1% na produtividade e na produção.

Produção de grãos se destaca no Brasil (CNA/Wanderson Araújo /Trilux)

Soja mantém o Brasil como o maior produtor mundial da oleaginosa

Com um crescimento de 3,8% na área e produção estimada de 140,5 milhões de toneladas, a soja mantém o país como o maior produtor mundial da oleaginosa. “A liderança do Brasil na agricultura mostra os avanços conquistados na produção brasileira de grãos”, ressalta o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro. 

“Além da versatilidade dos produtores, que estão cada vez mais estruturados a partir de informações de inteligência agrícola da Companhia, outros ganhos são resultado da organização e da parceria de instituições públicas e privadas para o desenvolvimento tecnológico da agropecuária nacional.”

No caso do trigo, a safra 2021 foi concluída e o volume total de produção é de 7,7 milhões de toneladas. O resultado final ficou acima do obtido na temporada passada, mesmo com as adversidades climáticas, com períodos prolongados de estiagem e a incidência de geadas registradas em parte do ciclo, que reduziram o potencial produtivo. No entanto, o bom incremento de área plantada, visualizado neste ano, favoreceu o desempenho da cultura.

Outras culturas também apresentaram bons números, como o algodão, que obteve crescimento de 12,5% na área a ser semeada, em um total de 1,5 milhão de hectares, e com a produção de pluma estimada em 2,7 milhões de toneladas. Já o arroz teve redução de 0,7% na área a ser semeada devido ao cenário mercadológico e produção prevista de 11,38 milhões de toneladas. O feijão primeira safra seguiu a tendência e teve redução de 2% na área a ser semeada e volume 988,4 mil toneladas, já a produção total de feijão no país, somando-se as três safras, está estimada em 3,08 milhões de toneladas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES