Conclusão do Programa 'Luz para Todos' está mantido para 2022

Programa pretende ainda atender 420 mil famílias que ainda não têm acesso à energia.

Programa será concluído em 2022 | Sérgio Andrade/Governo de São Paulo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo de conclusão do Programa Luz para Todos está mantido para 2022. A data foi determinada por um decreto de 2018 e foi confirmada em audiência pública na Câmara dos Deputados por representantes do Governo. No cronograma, falta atender cerca de 428 mil famílias, que hoje não estão interligadas à rede elétrica nacional ou a sistema isolados.

A pedido dos deputados Sidney Leite (PSD-AM) e Jesus Sérgio (PDT-AC), que manifestaram preocupação com o impacto da pandemia no ritmo do programa, principalmente na Região Norte, o assunto foi discutido na Comissão de Minas e Energia.

O programa Luz para Todos foi criado na administração Lula e está sendo executado desde 2004. No ano passado, o governo Bolsonaro criou uma versão específica para as populações de regiões remotas da Amazônia Legal, chamado Mais Luz para a Amazônia (MLA). O prazo de conclusão dele também é 2022, conforme o decreto de criação.

Programa deve ser concluído em 2022 (Sérgio Andrade/Governo de São Paulo)

Empenho

O diretor do Departamento de Políticas Sociais e Universalização do Ministério de Minas e Energia, Paulo Gonçalves Cerqueira, reconheceu as dificuldades, mas garantiu que a data final não deve ser modificada. 

O Luz para Todos é coordenado pelo ministério e executado pelas distribuidoras estaduais de energia elétrica.

Pandemia

Ele explicou aos parlamentares que a pandemia dificultou a execução do programa. Muitos municípios bloquearam as visitas das equipes das distribuidoras como forma de conter o avanço da Covid-19

A Fundação Nacional do Índio (Funai) também vetou o acesso dos técnicos às terras indígenas por onde passarão linhas de transmissão. As populações indígenas estão entre os grupos de risco da doença.

Presente ao debate, o superintendente adjunto de Regulação dos Serviços de Distribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Hugo Lamin, afirmou que o orçamento do Luz para Todos para 2021, cerca de R$ 1,3 bilhão, está garantido. O valor de 2022 será definido em agosto. O Luz para Todos é financiado por um subsídio presente na conta de luz paga por todos os brasileiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES