Confiança do comércio atinge maior valor desde 2013

O ICOM passou de 99,4 para 105,1 pontos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A confiança do comércio no Brasil cresceu em dezembro e atingiu o maior valor em mais de 5 anos, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) na quarta-feira (26). O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) subiu 5,7 pontos em dezembro, ao passar de 99,4 para 105,1 pontos, o maior valor desde abril de 2013 (105,6). Em médias móveis trimestrais, o indicador avançou 5,5 pontos, na terceira alta consecutiva.

“A confiança do comércio encerra 2019 com alta expressiva no quarto trimestre. É a primeira vez desde março de 2014 que o índice ultrapassa os 100 pontos, limite que identifica a transição para níveis elevados de confiança”, destacou Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE.

"Depois de passar por períodos turbulentos ao longo do ano, como a greve dos caminhoneiros e o período eleitoral, os comerciantes esperam aumento de vendas neste final de ano e têm boas expectativas para o começo de 2019. A sustentação dessa recuperação dependerá da continuidade da melhoria do mercado de trabalho e da redução da incerteza”, acrescentou.

Segundo o levantamento da FGV, houve aumento da confiança em 11 dos 13 segmentos do comércio, influenciada pela melhora tanto da percepção dos empresários com relação à situação atual quanto das expectativas em relação aos próximos meses.

O Índice de Situação Atual subiu 4,1 pontos, para 97,4 pontos, na 3ª alta seguida, registrando o maior valor desde abril de 2014 (99,8 pontos). Já o Índice de Expectativas também registrou o terceiro resultado positivo consecutivo, ao subir 7,0 pontos e atingir 112,5 pontos, o maior valor desde fevereiro de 2011 (115,9 pontos).

Confiança da construção encerra 2018 no maior nível em 4 anos

O resultado do comércio acompanha a confiança da construção, divulgada também nesta quarta-feira e que terminou 2018 em seu maior nível em quatro anos. O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,8 ponto e foi a 85,5 pontos em dezembro na comparação com o mês anterior, o maior patamar desde dezembro de 2014.

Diversos indicadores têm mostrado uma melhora na confiança de consumidores e empresários. A confiança do consumidor brasileiro encerrou o ano no maior nível desde abril de 2014, segundo mostrou levantamento divulgado pela FGV na semana passada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES