Conheça desafios e oportunidades na transformação digital do Brasil

As tecnologias digitais têm potencial para aumentar a produtividade dos negócios em todos os setores da economia.

Desafios e oportunidades na transformação digital do Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A transformação digital está em andamento no Brasil desde junho de 2019, com o lançamento do Plano Nacional de IoT (Internet das Coisas). Agronegócio e manufatura estão entre os setores prioritários. Assim, com a ajuda do Governo, essas mudanças podem ajudar a reduzir as desigualdades existentes, aumentar a produtividade, melhorar as condições gerais de vida e, consequentemente, a capacidade de investimento dos cidadãos. 

As tecnologias digitais têm potencial para aumentar a produtividade dos negócios em todos os setores da economia. As grandes tecnologias digitais também podem melhorar o acesso de empresas e cidadãos às ferramentas plataformas de investimento, reduzindo a burocracia e facilitando a aplicação de capital por investidores menos experientes. O uso de uma plataforma de investimento é vital para encontrar todas as informações necessárias, bem como as ferramentas para fazer as melhores escolhas na aplicação dos fundos disponíveis. 

Conheça desafios e oportunidades na transformação digital do Brasil

Com todos os recursos, a plataforma eToro permite que investidores mais ou menos experientes apliquem seus fundos, fazendo investimentos com os conhecimentos e suporte necessários. É importante ter capital, mas é fundamental também estar equipado com o conhecimento mais profundo sobre estratégias e formas de investimento.     

Desafios 

O nível de digitalização ainda é muito baixo no Brasil. Utilizando uma escala de 4 níveis, sendo o 1 menos digitalizado e o 4 líder digital, o Mapa de Digitalização das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras foi realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e pela Fundação Getúlio Vargas com mais de 2.500 empresas indicando que 66% das empresas estão nas duas fases iniciais de maturidade digital,  enquanto 30% estão em fase intermediária deste processo. No entanto, apenas 3% são considerados líderes digitais. O Brasil tem, desta forma, um longo caminho a percorrer, mas também muitas oportunidades e potencial de crescimento por esse mesmo motivo. A pesquisa também concluiu que o acesso à banda larga existe em 68,7% das empresas no Brasil, mas apenas 27,5% das organizações possuem um site com recursos interativos e 25,4% usam serviços de computação na cloud e apenas 19% armazenam dados de seus clientes.

Além de digitalizar processos, produtos e serviços para melhorar o desempenho e otimizar resultados para um negócio, esta mudança tem de ser parte de um processo cultural que deve tornar-se algo permanente. O Brasil ocupa a 137.ª posição, entre 190 economias analisadas, em termos de facilitação burocrática para iniciar um negócio. Este é um dos pontos que o processo de digitalização visa melhorar. A abertura de uma empresa no Brasil requer 11 procedimentos e leva 18,5 dias, enquanto no Chile, Colômbia e México se exigem menos procedimentos que podem ser terminados no prazo de 11 dias.

Oportunidades

Segundo a McKinsey, no Brasil, três setores surgem com maturidade digital: Serviços Financeiros, Varejo e Telecomunicações e Tecnologia. Estes são os setores mais afetados pelas mudanças de comportamento e necessidades de seus clientes, além da dinâmica competitiva, que apresentou pontuação significativamente superior aos demais setores. Setores como indústrias, transporte e infraestrutura e bens de consumo ainda estão em um nível mais baixo de desenvolvimento digital. O Governo terá que focar nos setores menos desenvolvidos, criar equidade entre os diversos mercados do país e alcançar a digitalização uniformemente.

Quanto às razões pelas quais as micro e pequenas empresas no Brasil estão lutando contra a transformação digital, cerca de 40% dos entrevistados indicaram que a principal dificuldade para a transformação digital é a falta de recursos financeiros para investir. A falta de estratégia e conhecimento sobre como digitalizar sua empresa foi relatada por 25% dos empreendedores. Além disso, 68% disseram estar abertos a participar de algum tipo de programa de aceleração da maturidade digital.

Como o Governo tentando criar infraestruturas para que PME 's conseguiam atingir outros níveis, e mais elevados de digitalização, este mercado encontra-se numa posição bastante favorável para que exista um maior investimento não só por parte do governo mas por investidores externos ao país. Sendo assim, uma aposta neste mercado pode ser vista como uma intervenção pioneira não só no mercado Brasileiro, como uma expansão para todo o Mercado Américo Latino.

Por sua vez, um relatório do World Economic Forum analisou e classificou 140 países por sua competitividade digital, nos últimos três anos, e o Brasil mostra uma tendência significativa de digitalização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES