Construção civil reforça importância para a economia e geração de empregos

Em Teresina, Sinduscon ressalta que mais de mil vagas de empregos podem ser geradas havendo agilidade nos licenciamentos pela PMT

Construção civil reforça importância para a economia e geração de empregos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na pandemia, muitos setores econômicos mostraram sua essencialidade para o bom desempenho da sociedade em meio à crise sanitária. O segmento construtivo civil é um dos ramos que se manteve ativo e reforçou sua importância na boa manutenção da economia nacional e local. De acordo com a pesquisa Focus, realizada pelo Banco Central, a economia brasileira crescerá 5,18% em 2021. A construção se apresenta como uma importante ferramenta para a geração de emprego e renda, contribuindo diretamente para esta realidade uma vez que intensifica e disponibiliza mão de obra.

Segundo informações disponibilizadas no site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), cada real investido na construção de uma habitação representa investimento total de R$ 2,46. Alguns efeitos inerentes ao setor são levados em consideração para alcançar esta realidade, bem como na cadeia de suprimentos. Assim, além de fortalecer a economia, o setor é também capaz de proporcionar desenvolvimento social.

De acordo com a pesquisa Focus, realizada pelo Banco Central, a economia brasileira crescerá 5,18% em 2021 - Imagem: Reprodução

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), Guilherme Fortes, pontua que a expectativa local é para a geração de mais mil empregos no segundo semestre de 2021. Segundo ele, o Sindicato encaminhou uma proposta à Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) na qual destacou que a rapidez no licenciamento propiciará um cenário mais favorável para a manutenção e geração de emprego. “Estamos atuando firmes para garantir mais agilidade e a desburocratização do nosso setor, extremamente importante para a sociedade”, observa.

O presidente do Sinduscon também aponta que, mesmo na pandemia, os reflexos têm sido positivos e o setor se mantém otimista. Ele salienta, ainda, que os efeitos favoráveis vão além da fase da obra, já que após finalizada a consequência é a capacidade de gerar mais 36% dos valores movimentados envolvendo outros setores, como o da própria construção. “Ou seja, depois da entrega das chaves existe a demanda dos moradores para equipar suas casas, fazer reformas internas e, assim, há a contínua movimentação da economia”, finaliza o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES