Construção civil também não escapa do desemprego em cidades do Ceará

No total, são 28,4 mil postos de trabalho a menos na Região Metropolitana de Fortaleza

Construção civil também não escapa do desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em mar?o nem a constru??o civil escapou da queda na ocupa??o e do aumento desemprego na Regi?o Metropolitana de Fortaleza (RMF). O setor, que vem apresentando desempenho positivo em fun??o do aquecimento do mercado imobili?rio local, registrou a perda de 3,4 mil postos de trabalho no terceiro m?s do ano, incluindo vagas formais e informais. O segmento de servi?os, por?m, continua liderando o ranking de perdas de postos no mercado de trabalho, com a redu??o de 15,4 mil vagas em compara??o ao levantamento referente ao exerc?cio anterior. Na ind?stria de transforma??o e o com?rcio foram suprimidas, respectivamente, 5 mil e 4,6 mil ocupa?es. No total, s?o 28,4 mil postos de trabalho a menos na RMF.

Os dados est?o na ?ltima Pesquisa do Desemprego e Subemprego na RMF realizada mensalmente pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Estado. Conforme o levantamento, em rela??o a categoria ocupacional, a maior queda foi verificada entre os empregados de empresas particulares, com o fechamento de quase 17 mil vagas, sendo que 10,8 mil s?o relativas a assalariados sem carteira. Em seguida, aparecem os aut?nomos, que amargaram a perda de 12,7 mil ocupa?es no m?s de mar?o.

Ocupa??o Recua

No geral, o n?vel ocupacional recuou de 43,84% em fevereiro para 42,67% em mar?o. A diminui??o resultou na elimina??o de 26,8 mil ocupa?es. Em n?meros absolutos, em mar?o o n?mero de ocupados na RMF totalizou 1.243.281 pessoas. O contingente correspondia a 1.270.117 no m?s anterior. Segundo o diretor de estudos e pesquisas do IDT, J?nior Macambira, ?o comportamento do mercado de trabalho na RMF, no ?ltimo trimestre, ? reflexo da acomoda??o natural do mercado nos primeiros meses do ano, um ciclo sazonal, que deve come?ar a ser reverter a partir de abril, quando a economia volta a se aquecer?, observa.

O ?ndice da popula??o ocupada por grau de instru??o foi maior entre pessoas que possuem o n?vel fundamental (43,73%). Trabalhadores com o ensino m?dio ficaram com 41,40% das ocupa?es, seguidos do n?vel superior (7,86%) e analfabetos ou alfabetizados (7,01%). Quanto a faixa et?ria, 29,60% dos ocupados em mar?o possuem entre 20 e 29 anos e 40% s?o chefes de fam?lia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES