Consumidores lotam shoppings para compras no Ceará

O fluxo chegou a dobrar o movimento desde o último fim de semana

Consumidores lotam shoppings para compras no Ceará | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A movimenta??o dos shoppings disparou com a aproxima??o do Dia dos Pais. Ao contr?rio de anos anteriores, muitos consumidores anteciparam a compra dos presentes. A data, que ? considerada pelo varejo a quarta em vendas do calend?rio anual, surpreendeu os lojistas dos shopping centers de Fortaleza, superando as expectativas de fluxo, que chegaram a dobrar o movimento desde o ?ltimo fim de semana.

?Desde a sexta-feira passada a movimenta??o de clientes n?o p?ra. No ?ltimo fim de semana o fluxo dobrou. At? no estacionamento do 3? piso do shopping n?o havia mais vagas?, festeja Jacqueline Braga, executiva do Ambiente de Desenvolvimento North Shopping. Para agosto, diz, devemos contar com incremento de mais de 50% no comparativo com o mesmo m?s do ano passado.

Abrindo mais cedo

Segundo Jaqueline, o p?blico veio ?s compras mais cedo este ano, mas sempre h? os atrasadinhos. Por isso vamos abrir mais cedo, ao meio-dia, no domingo. Devemos contar com um dia a mais de fluxo nesse fim de semana. No s?bado esperamos umas 70 mil pessoas?, projeta.

No Shopping Benfica, a superintendente, Marcirlene Pinheiro, confirma a mudan?a de comportamento dos clientes. ?Geralmente o fluxo come?a a aquecer entre tr?s ou quatro dias antes do Dia dos Pais, mas desde s?bado passado, estamos sentindo o incremento na faixa de 40% a mais em rela??o ? movimenta??o que tivemos no ano passado. Esperamos que o faturamento do per?odo ultrapasse os 20% projetados anteriormente?.

No Shopping Aldeota, a coordenadora de marketing, Nicole Jales, afirma que o movimento tamb?m ? positivo.

?Ontem o fluxo come?ou a ficar ainda mais intenso. Esper?vamos entre 15% a 20% de crescimento de fluxo e 10% a mais nas vendas. J? estamos acima dos 15% de aumento no movimento e podemos at? ultrapassar os 20%?, projeta.

60 mil pessoas no s?bado

Um balan?o do fluxo de clientes ao Iguatemi aponta que na ?ltima semana aconteceu um incremento m?dio de 10%. Mas, seguindo a tend?ncia de crescimento que ocorre com a aproxima??o da data, cerca de 60 mil pessoas dever?o circular pelo shopping, um avan?o de 20% em rela??o a um s?bado convencional, quando algo em torno de 50 mil clientes transitam no local.

O Del Paseo estima que nestas duas primeiras semanas de agosto a movimenta??o no shopping seja 15% superior a igual per?odo de 2007.

Pro Teste orienta

Acertar na escolha do presente, aliando o pre?o ao gosto do papai. O desafio fica mais f?cil de ser superado, conhecendo algumas dicas da Pro Teste antes de ir ?s compras para o Dia dos Pais. Pesquisar, comparar pre?os, negociar a troca no momento da compra e avaliar a melhor forma de pagamento antes de concretizar o neg?cio s?o algumas formas de evitar arrependimento.

Antes de tudo, ? preciso aten??o com o gosto do presenteado e, para ter seguran?a de que o presente ir? satisfaz?-lo, melhor acertar previamente e por escrito com a loja para garantir a troca, caso ele prefira outra cor ou modelo, por exemplo. O C?digo de Defesa do Consumidor (CDC) s? obriga o estabelecimento a trocar os produtos por defeitos de fabrica??o. Para uma boa compra, evite deixar tudo para a ?ltima hora, assim haver? tempo para pesquisar e comparar pre?os. Levar encartes sempre que houver interesse por alguma oferta ? fundamental para aproveitar as promo?es. A loja n?o poder? apresentar um pre?o maior do que aquele anunciado. ? importante, por?m, verificar qual o total de itens dispon?veis.

Se o estoque ? reduzido ser? remota a chance de encontrar o produto. An?ncios de concorrentes tamb?m ajudam na negocia??o de pre?os.

Antes de efetuar a compra, confira o pre?o do produto ? vista e a prazo, as formas de pagamento e fique atento aos juros aplicados no caso de parcelamento ou atraso de pagamento. Em geral, a melhor forma de pagar ? ? vista. Caso n?o seja poss?vel, escolha a loja que ofere?a menor pre?o a prazo. Mas muito cuidado com pre?o ?disfar?ado? nas presta?es. Exija informa??o sobre o Custo Efetivo Total (CET).

Ele corresponde a um valor percentual anual, que permite comparar onde o cr?dito sai mais em conta.

Para compras no cart?o de cr?dito, o pre?o deve igual ao cobrado ? vista. Antes de usar o cart?o, avalie se ter? condi?es de quitar as parcelas. Descarte o pagamento do m?nimo da fatura mensal. Os juros do cr?dito rotativo s?o elevados.

Se o pagamento for com cheques pr?-datados, escreva o nome do favorecido, n?o endosse e preencha com a data do dep?sito. Para seu controle, anote na nota fiscal o n?mero do cheque e a data combinada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES