Consumo de energia elétrica é o maior do ano em novembro

EPE informou que ocorrência de “altas temperaturas” impulsionou consumo.

Consumo de energia elétrica é o maior do ano em novembro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) informou nesta sexta-feira (28) que o consumo de energia elétrica no Brasil atingiu, em novembro, 38,7 mil gigawatts-hora (GWh), 6,3% acima do verificado em igual mesmo mês de 2011. "Esta é a maior taxa registrada neste ano", acrescentou a EPE.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, a "ocorrência de temperaturas elevadas impulsionou o consumo do setor de comércio e serviços e também das residências, que registraram a maior expansão do ano neste mês". De acordo com a EPE, apenas na região Nordeste os resultados dessas duas classes de consumo não foram superiores a 10%.

"De fato, em novembro deste ano houve maior frequência de dias quentes do que em novembro de 2011 (...) A ocorrência de um maior número de dias quentes influenciou significativamente a alta do consumo residencial em novembro, sobretudo no Sudeste e no Sul. O aumento da renda e a estabilidade no emprego são fatores que explicam o aumento estrutural do consumo das famílias: aumentou o estoque de eletrodomésticos nas residências, especialmente de condicionadores de ar", avaliou a EPE, por meio de resenha sobre o mercado de energia elétrica.

Regiões do país

No Sudeste, ainda segundo informações da EPE, houve "aumento expressivo" do consumo em todos estados da região: Espírito Santo (16%), Minas Gerais (11%), São Paulo (10%) e Rio de Janeiro (8%).

No caso do Rio, a EPE informou que que, em novembro, o aumento do consumo foi tal que acabou por compensar a ?perda? devida à reclassificação de condomínios residenciais para a classe comercial.

No Sul, informou a Empresa de Pesquisa Energética, o consumo aumentou 11,7%. "Também neste caso, credita-se este resultado principalmente às temperaturas elevadas que ocorreram na região", acrescentou.

Na região Nordeste, por sua vez, o consumo subiu 5,6%. "Este resultado, porém, está afetado por diferenças no ciclo de faturamento de importantes concessionárias da região. Corrigido o efeito deste fator, o crescimento registrado teria sido de 8%", informou a EPE.

Já na região Norte, a taxa de crescimento do consumo em novembro (+14,4%) está em linha com a dinâmica observada ao longo do ano, que acumula expansão de 9,2%

Indústria

Informações da EPE, mostram que o consumo de eletricidade na indústria aumentou 0,6% relativamente a outubro e 0,2% frente ao mesmo mês do ano anterior. "Após um período de cinco quedas seguidas, esta é a primeira taxa positiva na comparação "mês/2012 x mês/2011", mantendo a taxa anualizada em 0,3%", acrescentou o órgão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES