Consumo mundial de energia crescerá 35% até 2030

Relatório indica que aumento na demanda será impulsionada por China e Índia

Rede de energia. | r7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumo mundial de energia para 2030 será cerca de 35% mais alta que em 2005 informou nesta sexta-feira (5) a petrolífera Exxon Mobil. Segundo a petrolífera, a demanda será impulsionada pelo rápido crescimento dos países que não integram a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ), como China e Índia.

No entanto, sem melhorias na eficiência do uso da energia, o consumo poderia ser 95% maior, segundo as projeções do relatório ?Perspectivas sobre a provisão e a demanda internacional de energia para 2030?.

A Exxon Mobil empresa calculou que de 2005 a 2030 o PIB (Produto Interno Bruto) mundial crescerá a uma taxa média anual de 2,7%, enquanto a população aumentará de 6,7 bilhões para quase 8 bilhões de pessoas.

Com o retorno do crescimento econômico após a crise financeira internacional e esse aumento da população, dois dos fatores principais que incidem na demanda de energia, espera-se que o consumo cresça a uma taxa média anual de 1,2% durante o período mencionado.

Nos países não-membros da OCDE, a economia crescerá ainda mais que nas nações europeias e nos Estados Unidos, que integram essa organização. Por isso, estima-se que eles tenham uma demanda de energia 60% superior.

Segundo o relatório, as quatro áreas com maior consumo de energia serão o setor de geração de eletricidade, o industrial, o de transporte, o comercial e o residencial. O primeiro é o setor de maior demanda e de mais rápido crescimento no período analisado, com 40% do total.

- A história por trás desse notável aumento está relacionada tanto com a demanda de alta tecnologia no mundo desenvolvido quanto com uma alta nas necessidades básicas dos países em desenvolvimento e o crescimento de suas economias.

As necessidades de combustíveis para transporte continuam aumentando, principalmente pelo maior uso de caminhões e ônibus, mas não foi divulgado o número. Com relação às fontes de energia, no relatório se indica que haverá uma forte demanda de combustíveis que ajudem a reduzir as emissões de carbono, como o gás natural. O petróleo permanecerá como a maior fonte de energia, seguido pelo gás natural, enquanto a energia nuclear e os combustíveis alternativos registrarão um forte crescimento.

A Exxon Mobil indicou que as emissões globais de carbono aumentarão em uma média de 0,9% anual, "um significativo aumento, mas substancialmente mais baixo que o ritmo de crescimento da demanda de energia pela melhora do uso eficiente e uma mudança para o emprego de combustíveis com uma menor emissão de carbono".

Segundo a companhia, o mundo enfrenta os seguintes desafios: melhorar o uso eficiente da energia, ampliar as fontes energéticas, diminuir as emissões de carbono e desenvolver novas tecnologias. Além disso, outro desafio é superar a "falta de energia" existente porque 1,5 bilhão de pessoas não têm acesso à eletricidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES