Conta de luz será calculada de acordo com o horário de consumo

Novo modelo de cobrança de energia elétrica irá valer a partir de 2014.

Consumidores que evitarem o uso de energia elétrica durante o horário de pico poderão ter economia de até 45% | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A conta de luz poderá ficar ainda mais barata a partir de 2014, quando as tarifas passarão a ser cobradas de acordo com o horário de consumo. Chamado de ?tarifa branca?, esse será o novo modelo de cobrança adotado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que ainda não divulgou os valores que serão praticados.

Pelo novo sistema, os usuários residenciais e também os comerciantes terão três tarifas: mais barata, intermediária e mais cara.

Se o consumidor evitar o uso no horário de pico (das 18h às 21h), quando a tarifa será mais cara, poderá ter uma economia de até 45%, afirma o relator da Aneel Edvaldo Alves de Santana.

Para aderir ao novo tipo de cobrança, os interessados deverão solicitar a troca do relógio por um medidor mais moderno. O custo desse novo equipamento será repassado ao usuário na fatura.

A empresa terá até 30 dias para providenciar a nova medição ao cliente que solicitar a troca. Quem for instalar energia elétrica pela primeira vez e já quiser adotar o novo modelo será atendido em prazo menor, de 10 dias.

A mudança ainda precisa ser regulamentada e a Aneel realizará, até o dia 6 de agosto, audiências públicas em Brasília, São Paulo, Curitiba, Belém e Recife para receber sugestões. As contribuições da população também podem ser enviadas para o e-mail ap043_2013@aneel.gov.br ou para o endereço SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP 70.830-030, Brasília - DF.

Uma das mudanças discutidas é a inclusão das famílias de baixa renda, que são beneficiadas pela tarifa social e, portanto, já têm acesso a tarifas reduzidas. Dentre os argumentos favoráveis apresentados pelo relator Santana, ?sendo a tarifa branca algo positivo, não faria sentido excluir tais consumidores da possibilidade de auferir os seus benefícios?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES