No Brasil, as políticas de fortalecimento da transformação digital têm um papel fundamental a desempenhar. Essa transformação, também em andamento em outros países da América Latina, tem potencial para ajudar no crescimento dos investimentos e da produtividade no país. Ao investir em tecnologia e mídia digital, o Brasil e outros países latinos podem competir com as maiores economias do mundo, atraindo investidores nacionais e estrangeiros, levando ao crescimento, com recursos humanos abundantes e cada vez mais capacitados para o mundo virtual, potencializando o investimento por meios digitais, o que permite rapidez e facilidade de acesso a um maior número de stakeholders.

O crescimento da tecnologia e do investimento digital no Brasil O crescimento da tecnologia e do investimento digital no Brasil 

O aumento da utilização de meios digitais tem consequências positivas para toda a sociedade, nomeadamente para a economia. A melhoria da facilidade de acesso a meios digitais leva a uma potencialização da cultura de investimentos no Brasil, que vem crescendo nos últimos anos com o desenvolvimento da economia do país. Uma das formas pela qual o investimento tem aumentado no país é pela realização de investimentos por via digital, que permitem negociações rápidas e, sobretudo, informadas. Um dos produtos-chave para o investimento digital e agora, muito provavelmente, o principal, são as criptomoedas que podem ser encontradas nas várias plataformas de investimento disponíveis na web e em aplicações para dispositivos móveis atualmente. Estas plataformas fornecem toda a informação para que possa optar pelo melhor produto, de acordo com o nível de capital disponível e características de cada investidor. Destacamos a eToro como uma das plataformas mais seguras e onde é possível perceber que tipo de investidor pode ser com várias opções para escolher e se informar sobre o melhor investimento para si.

Ao entrar no mundo do comércio digital, é importante levar em conta:

• Informe-se e escolha ativos, de acordo com suas vantagens e desafios

• Dividir o capital por vários ativos;

• Mantenha-se atualizado com as últimas notícias;

• Escolha uma forma de negociar, dependendo dos níveis de capital, nível de envolvimento e preferências pessoais;

• Praticar em uma conta de demonstração;

Assim, torna-se mais imediato e simplificado o investimento, para quem busca rentabilizar seu capital e aproveitar o desenvolvimento econômico do país. A democratização desse acesso permite que novos investidores também comecem nesse tipo de negociações, como a eToro através destas plataformas de investimento, que permite aos iniciantes, mas também usuários experientes, fazer vários tipos de investimentos de forma rápida e informada. Esse tipo de ferramenta digital ajuda a simplificar procedimentos anteriormente muito complexos. Isso é algo que não apenas revela a política de investimento existente no país como também demonstra para investidores externos uma maior abertura.

Crescimento da tecnologia e do investimento digital no Brasil - Imagem 2

Segundo um relatório da ApexBrasil, as áreas onde o investimento tem grande potencial no Brasil são: agronegócio, automotivo, aeroespacial, energia renovável e soluções ambientais, petróleo e gás, infraestrutura, serviços de infraestrutura e transporte, ciências de saúde e vida, inovação e pesquisa & desenvolvimento. Por meio de uma cultura crescente e hábitos de investimento entre os cidadãos brasileiros, essas áreas podem se desenvolver cada vez mais e representar ganhos para os investidores e para o desenvolvimento do país, que cada vez mais utilizam plataformas de investimento digital. Considerando também o fato de o investimento em criptomoedas estar aumentando em todo o mundo, é possível constatar que se caminha para uma uniformização da forma de investir, uma vez que, ainda que nem todo o investimento seja em criptomoedas, o fato de se tornarem cada vez mais comuns e aceites torna o investimento noutros territórios bem mais acessível.

Os investimentos em Bitcoin, por exemplo, aumentaram mais de 700% em março de 2021 no Brasil, de acordo com um relatório do Cointrader Monitor. Este é um dos mercados em expansão que se beneficia da evolução das ferramentas digitais. Noutros mercados surgiram milhares  de novos investidores em 2020, com  aumentos de até 92% nesse ano, para se compreender a dimensão do mercado de investimento. O cenário de juros baixos motivou o investidor brasileiro a buscar ativos de risco diante de retornos cada vez menores em investimentos mais conservadores. Em 2019, o crescimento foi de 106,7%.

Criptomoedas

Um estudo encomendado pela Sherlock Communications e feito através da plataforma de pesquisa Toluna mostra que 48% dos entrevistados acham que o Brasil também deve adotar o bitcoin como moeda oficial (31% concordam e 17% concordam fortemente). Outros 30% não concordam ou discordam e 21% se opõem à ideia (12% discordam e 9% discordam fortemente). De acordo com o site TradingView, de novembro de 2020 a julho de 2021, houve uma avaliação de mais de 100% das criptomoedas no país. E de acordo com a CoinPayments, o bitcoin é o ativo digital mais usado para pagamentos no Brasil. Abaixo podemos verificar o suporte da criptomoeda em cada país:

De acordo com o website Triple A, 4,9% dos Brasileiros já possuem criptomoedas:

92% dos utilizadores são homens;

40% dos utilizadores têm entre 20 e 25 anos de idade;

O Brasil é o 5.º país do mundo em número de proprietários de criptomoedas;

O Brasil lidera a América do Sul em termos de proprietários de criptomoedas, à frente da Colômbia (7,7%), México (5,9%) e Argentina (4%).

Assim, ao investir em tecnologia e transformação digital, o Brasil tem aumentado gradualmente seu potencial de crescimento econômico ao longo dos anos, e o futuro é brilhante. Mudanças essas que podem ser a base para toda uma revolução e consequente recuperação econômica e que a par do desenvolvimento digital, é o futuro dos mercados. Além dessas mudanças está o investimento feito por meio de aplicativos digitais que permitem que cidadãos brasileiros ou estrangeiros apliquem seu próprio capital da melhor forma, com suporte e informação. Com uma população mais digitalizada e informada, mais possibilidade de crescimento terá o Brasil. Há uma grande variedade de plataformas que fornecem ferramentas de investimento, com aplicativos projetados para funcionar em qualquer dispositivo móvel, informações completas para usuários e várias opções de investimento. As diversas plataformas competem entre si para dar o melhor serviço e possibilidades de rentabilidade aos seus usuários. Aqui destaca-se a oferta da plataforma eToro, que se destaca por ser adequada tanto para novos usuários – fornecendo todas as informações e suporte necessários – quanto para investidores experientes, fornecendo uma variedade de opções e ferramentas de investimento.