Crescimento da tecnologia e do investimento digital no Brasil

Ao investir em tecnologia e mídia digital, o Brasil e outros países latinos podem competir com as maiores economias do mundo

etoro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Brasil, as políticas de fortalecimento da transformação digital têm um papel fundamental a desempenhar. Essa transformação, também em andamento em outros países da América Latina, tem potencial para ajudar no crescimento dos investimentos e da produtividade no país. Ao investir em tecnologia e mídia digital, o Brasil e outros países latinos podem competir com as maiores economias do mundo, atraindo investidores nacionais e estrangeiros, levando ao crescimento, com recursos humanos abundantes e cada vez mais capacitados para o mundo virtual, potencializando o investimento por meios digitais, o que permite rapidez e facilidade de acesso a um maior número de stakeholders.

O crescimento da tecnologia e do investimento digital no Brasil 

O aumento da utilização de meios digitais tem consequências positivas para toda a sociedade, nomeadamente para a economia. A melhoria da facilidade de acesso a meios digitais leva a uma potencialização da cultura de investimentos no Brasil, que vem crescendo nos últimos anos com o desenvolvimento da economia do país. Uma das formas pela qual o investimento tem aumentado no país é pela realização de investimentos por via digital, que permitem negociações rápidas e, sobretudo, informadas. Um dos produtos-chave para o investimento digital e agora, muito provavelmente, o principal, são as criptomoedas que podem ser encontradas nas várias plataformas de investimento disponíveis na web e em aplicações para dispositivos móveis atualmente. Estas plataformas fornecem toda a informação para que possa optar pelo melhor produto, de acordo com o nível de capital disponível e características de cada investidor. Destacamos a eToro como uma das plataformas mais seguras e onde é possível perceber que tipo de investidor pode ser com várias opções para escolher e se informar sobre o melhor investimento para si.

Ao entrar no mundo do comércio digital, é importante levar em conta:

• Informe-se e escolha ativos, de acordo com suas vantagens e desafios

• Dividir o capital por vários ativos;

• Mantenha-se atualizado com as últimas notícias;

• Escolha uma forma de negociar, dependendo dos níveis de capital, nível de envolvimento e preferências pessoais;

• Praticar em uma conta de demonstração;

Assim, torna-se mais imediato e simplificado o investimento, para quem busca rentabilizar seu capital e aproveitar o desenvolvimento econômico do país. A democratização desse acesso permite que novos investidores também comecem nesse tipo de negociações, como a eToro através destas plataformas de investimento, que permite aos iniciantes, mas também usuários experientes, fazer vários tipos de investimentos de forma rápida e informada. Esse tipo de ferramenta digital ajuda a simplificar procedimentos anteriormente muito complexos. Isso é algo que não apenas revela a política de investimento existente no país como também demonstra para investidores externos uma maior abertura.

Segundo um relatório da ApexBrasil, as áreas onde o investimento tem grande potencial no Brasil são: agronegócio, automotivo, aeroespacial, energia renovável e soluções ambientais, petróleo e gás, infraestrutura, serviços de infraestrutura e transporte, ciências de saúde e vida, inovação e pesquisa & desenvolvimento. Por meio de uma cultura crescente e hábitos de investimento entre os cidadãos brasileiros, essas áreas podem se desenvolver cada vez mais e representar ganhos para os investidores e para o desenvolvimento do país, que cada vez mais utilizam plataformas de investimento digital. Considerando também o fato de o investimento em criptomoedas estar aumentando em todo o mundo, é possível constatar que se caminha para uma uniformização da forma de investir, uma vez que, ainda que nem todo o investimento seja em criptomoedas, o fato de se tornarem cada vez mais comuns e aceites torna o investimento noutros territórios bem mais acessível.

Os investimentos em Bitcoin, por exemplo, aumentaram mais de 700% em março de 2021 no Brasil, de acordo com um relatório do Cointrader Monitor. Este é um dos mercados em expansão que se beneficia da evolução das ferramentas digitais. Noutros mercados surgiram milhares  de novos investidores em 2020, com  aumentos de até 92% nesse ano, para se compreender a dimensão do mercado de investimento. O cenário de juros baixos motivou o investidor brasileiro a buscar ativos de risco diante de retornos cada vez menores em investimentos mais conservadores. Em 2019, o crescimento foi de 106,7%.

Criptomoedas

Um estudo encomendado pela Sherlock Communications e feito através da plataforma de pesquisa Toluna mostra que 48% dos entrevistados acham que o Brasil também deve adotar o bitcoin como moeda oficial (31% concordam e 17% concordam fortemente). Outros 30% não concordam ou discordam e 21% se opõem à ideia (12% discordam e 9% discordam fortemente). De acordo com o site TradingView, de novembro de 2020 a julho de 2021, houve uma avaliação de mais de 100% das criptomoedas no país. E de acordo com a CoinPayments, o bitcoin é o ativo digital mais usado para pagamentos no Brasil. Abaixo podemos verificar o suporte da criptomoeda em cada país:

De acordo com o website Triple A, 4,9% dos Brasileiros já possuem criptomoedas:

92% dos utilizadores são homens;

40% dos utilizadores têm entre 20 e 25 anos de idade;

O Brasil é o 5.º país do mundo em número de proprietários de criptomoedas;

O Brasil lidera a América do Sul em termos de proprietários de criptomoedas, à frente da Colômbia (7,7%), México (5,9%) e Argentina (4%).

Assim, ao investir em tecnologia e transformação digital, o Brasil tem aumentado gradualmente seu potencial de crescimento econômico ao longo dos anos, e o futuro é brilhante. Mudanças essas que podem ser a base para toda uma revolução e consequente recuperação econômica e que a par do desenvolvimento digital, é o futuro dos mercados. Além dessas mudanças está o investimento feito por meio de aplicativos digitais que permitem que cidadãos brasileiros ou estrangeiros apliquem seu próprio capital da melhor forma, com suporte e informação. Com uma população mais digitalizada e informada, mais possibilidade de crescimento terá o Brasil. Há uma grande variedade de plataformas que fornecem ferramentas de investimento, com aplicativos projetados para funcionar em qualquer dispositivo móvel, informações completas para usuários e várias opções de investimento. As diversas plataformas competem entre si para dar o melhor serviço e possibilidades de rentabilidade aos seus usuários. Aqui destaca-se a oferta da plataforma eToro, que se destaca por ser adequada tanto para novos usuários – fornecendo todas as informações e suporte necessários – quanto para investidores experientes, fornecendo uma variedade de opções e ferramentas de investimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES