Decolou primeiro vôo comercial com Biocombustível

O uso de cerca de 20% de biocombustível serviu para reduzir o risco do vôo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro v?o de um avi?o comercial parcialmente movido a biocombust?vel foi realizado neste domingo do aeroporto de Heathrow, em Londres, para Amsterd? em meio a controv?rsias sobre o impacto ecol?gico da iniciativa.

O Boeing 747, operado pela companhia Virgin Atlantic, voou sem passageiros a bordo e teve um de seus quatro motores movido a biocombust?vel, enquanto que os outros tr?s usaram combust?vel convencional.

O uso de cerca de 20% de biocombust?vel serviu para reduzir o risco do v?o, j? que os demais motores eram capazes de fornecer a pot?ncia necesss?ria para o avi?o se houvesse algum problema.

Ambientalistas dizem a iniciativa da Virgin Atlantic n?o ? uma solu??o para diminuir o aquecimento global, porque planta?es seriam utilizadas para gerar combust?vel, reduzindo a produ??o de comida.

"N?s achamos que o v?o de biocombust?vel da Virgin ? mais uma distra??o das solu?es reais para as mudan?as clim?ticas", afirmou Kenneth Richter, do grupo ambientalista Friends of the Earth ? BBC.

"Se voc? olhar as ?ltimas pesquisas cient?ficas sobre biocombust?veis, elas mostram claramente que biocombust?veis ajudam muito pouco na redu??o de emiss?es. E ao mesmo tempo n?s estamos muito preocupados em rela??o ao impacto desta expans?o em larga escala da produ??o de biocombust?vel para o meio-ambiente e os pre?os dos alimentos."

Congelamento

A Virgin Atlantic, no entanto, insiste que o uso de biocombust?vel ajuda no corte das emiss?es de gases causadores do efeito estufa.

"Alguns de n?s na ind?stria estamos de fato fazendo algo para reduzir nossas emiss?es de carbono. Eu n?o considero que seja s? propaganda - ? progresso, ? de fato reduzir a contribui??o da ind?stria da avia??o nas emiss?es de CO2", afirmou Paul Charles, diretor de comunica?es corporativas da Virgin Atlantic.

A companhia utilizou uma mistura de ?leo de c?co baba?u e disse que ela n?o compete com fontes de alimento importantes.

Um dos problemas em utilizar o biocombust?vel em avi?es ? de que ele congela facilmente em grandes altitudes.

A tecnologia ainda est? sendo desenvolvida pelas companhias GE e Boeing, mas a Virgin acredita que em 10 anos as linhas a?reas podem utilizar a energia de plantas normalmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES