Desemprego cai em 2014 e chega a 6,8% no Brasil, segundo dados do IBGE

A média anual do desemprego ficou em 6,8%, segundo Pnad Contínua

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desemprego no Brasil no ano passado teve média de 6,8%, queda em comparação com 2013, quando foi de 7,1%, segundo o IBGE. Em 2012, no início da série histórica, o desemprego médio foi de 7,4%.


No 4º trimestre de 2014, o desemprego chegou a 6,5%, registrando aumento na comparação com o mesmo período de 2013, quando foi de 6,2%. No trimestre anterior, o índice era de 6,8%.

Os dados fazem parte da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) e foram divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (10). Ela leva em conta dados de 211.344 domicílios particulares permanentes distribuídos em cerca de 3.500 municípios.

Nesta terça-feira, o IBGE também divulgou o nível de emprego na indústria brasileira em 2014. O índice caiu 3,2% no ano passado, a terceira queda anual seguida.

Desemprego é maior entre mulheres e jovens

Segundo o IBGE, a taxa de desemprego entre mulheres é maior que a dos homens nas cinco regiões pesquisadas. No 4º trimestre, o nível entre as mulheres atingiu 7,7%, enquanto o dos homens foi de 5,6%.

O desemprego entre jovens de 18 a 24 anos permaneceu maior do que a média total, chegando a 14,1% no último trimestre do ano passado.
Cresce o número de carteiras assinadas

A taxa de trabalhadores com carteira assinada chegou a 77,7% no 4º trimestre de 2014, aumento de 0,6 ponto percentual em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Também aumentou o número de carteiras assinadas entre os trabalhadores domésticos, passando de 31,1% para 32,1%.

Desemprego foi de 4,8% segundo PME

No final de janeiro, o IBGE divulgou que o desemprego foi de 4,8% em 2014, de acordo com a PME (Pesquisa Mensal de Emprego). A pesquisa é baseada nos dados das regiões metropolitanas de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

O IBGE cogitou acabar com a PME em 2015, substituindo-a pela Pnad Contínua Mensal, que é mais abrangente. O instituto decidiu mantê-la, porém, porque a Pnad Contínua é realizada há pouco tempo, tendo começado em 2012.

Assim, neste ano o IBGE vai divulgar duas pesquisas mensais de emprego, a PME e a Pnad Contínua Mensal, além da Pnad Contínua, com dados trimestrais.

Meta de criação de empregos não foi atingida

O Brasil teve criação de 396.993 vagas com carteira assinada em 2014, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego no mês passado.

O resultado ficou bem abaixo da meta do governo, que era de 1 milhão, e foi o menor desde 2002.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES