Desemprego dobra e inflação dos alimentos dispara em 40%

Brasil enfrenta um dos piores momentos da economia durante o pós-pandemia do novo coronavírus

Desemprego dobra no Brasil | Arquivo Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desemprego dobrou no Brasil. Além disso, a inflação, que oficialmente está acima de 10%, dispara sobre o preço dos alimentos, que atinge 40% em 2021. Os efeitos são devastadores e as pessoas recorrem de ossos e sobras de açougue à caminhões de lixo para sobreviver. O sobrepreço dos gêneros alimentícios afeta diretamente as classes menos favorecidas.

O aumento do preço dos alimentos está diretamente ligado ao preço dos combustíveis, na maioria dos casos. Para que o alimento circule no país, é necessário óleo diesel nos caminhões, pois a malha viária brasileira é, essencialmente, de asfalto. Um problema que mostra muitos outros do país, como a ausência do fortalecimento das vias ferroviárias.

Desemprego dobrou no Brasil em 2021. Crédito: Arquivo Meio Norte.

O ponto é que o desemprego é a grande mazela que coloca a população mais pobre ainda mais no limbo da busca por dignidade. A taxa de desocupação entre os brasileiros mais humildes disparou para 21%. O resultado é uma forte redução no poder de compra, afetando também o setor de comércio e serviços.

A pandemia do novo coronavírus impulsiona o processo, que é acentuado em razão de conflitos políticos que não permitem a mão do Estado Brasileiro para qualquer interferência nos preços. No caso do combustível, a política de cobrança em cima da cotação do dólar foi determinante para os preços mais altos que nunca.

A taxa selic, um indicador que poderia freiar a inflação, já chega a quase 8%, colocando na mão do consumidor o desespero econômico brasileiro. Enquanto isso, retorna com força total a fome e a falta de perspectivas, sobretudo para os mais pobres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES