Desemprego no Brasil cai para 5,8% em maio, menor taxa em 10 anos

Trata-se da menor taxa para meses de maio desde 2002, quando iniciou a série histórica.

Desemprego no Brasil cai para 5,8% em maio, menor taxa em 10 anos | Antônio Milena/09.11.2009/AE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desemprego brasileiro caiu para 5,8% em maio, ante 6,0% em abril, mostrou a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Trata-se da menor taxa para meses de maio desde 2002, quando iniciou a série histórica. A redução de 0,2 ponto percentual no mês não foi considerada significativa pelo instituto, mas a taxa de desocupação em maio do ano passado havia ficado 6,4%.

A população desocupada manteve-se estável desde abril em 1,4 milhão de pessoas, mas caiu 7,1% em um ano ? o que representa menos 107 mil pessoas sem emprego. Já a população ocupada aumentou 1,2% no mês, chegando a 23 milhões de trabalhadores, e 2,5% em um ano (mais 554 mil brasileiros com trabalho).

A taxa de desemprego estimada para maio pelo IBGE veio um pouco menor do que a esperada pelos economistas. Pesquisa da agência de notícias Reuters mostrou que, pela mediana das previsões de 15 analistas consultados, a taxa ficaria estável em 6%. As estimativas variaram entre 5,9% e 6,2%.

O rendimento médio real habitual das pessoas ocupadas também não apresentou variação na comparação mensal, mantendo-se em R$ 1.725,60. Já na comparação com maio de 2011, houve um aumento de 4,9%. A massa de rendimento real habitual ? calculada a partir da soma de todos os rendimentos das pessoas da amostragem, considerando seus pesos na pesquisa ? chegou a R$ 40,0 bilhões, crescendo 1,2% ante abril e 7,5% em relação a 2011.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado também manteve-se estável em relaçao a abril, em 11,2 milhões de funcionários. Na comparação anual, houve um aumento de 3,9%, ou 427 mil novos postos de trabalho com carteira assinada.

A PME é feita a partir de uma amostra de 44 mil domicílios em seis regiões metropolitanas do país (Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio e Porto Alegre).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES