Desemprego no país em fevereiro é o menor para mês desde 2002, diz IBGE

De acordo com o IBGE, o rendimento médio dos trabalhadores com carteira assinada foi de R$ 1.849,50 em fevereiro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desemprego no país em fevereiro é o menor para o mês desde 2002, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28). De acordo com o levantamente, a taxa de desemprego no país ficou em 5,6% (quase estável em relação a janeiro, quando ficou em 5,4%). Em fevereiro do ano passado o desemprego registrado no país era de 5,7%.

De acordo com o IBGE, o rendimento médio dos trabalhadores com carteira assinada foi de R$ 1.849,50 em fevereiro, alta de 1,2% frente a janeiro e de 2,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Pesquisas diferentes

Diferentes levantamentos medem o desemprego no país. Os números do IBGE, por exemplo, são bem menores que os do Dieese/Seade. O último índice divulgado pelo Dieese, relativo a fevereiro, mostrou um desemprego de 10,4% no país.

As divergências ocorrem por causa das metodologias diferentes adotadas. A principal delas é que o IBGE mede apenas o desemprego aberto, ou seja, quem procurou emprego nos 30 dias anteriores à pesquisa e não exerceu nenhum tipo de trabalho -remunerado ou não- nos últimos sete dias.

Quem não procurou emprego ou fez algum bico na semana anterior à pesquisa não conta como desempregado para o IBGE.

O Seade/Dieese também considera o desemprego oculto pelo trabalho precário (pessoas que realizaram algum tipo de atividade nos 30 dias anteriores à pesquisa e buscaram emprego nos últimos 12 meses) e o desemprego oculto pelo desalento (quem não trabalhou nem procurou trabalho nos últimos 30 dias, mas tentou nos últimos 12 meses).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES