Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Desemprego no país em fevereiro é o menor para mês desde 2002, diz IBGE

De acordo com o IBGE, o rendimento médio dos trabalhadores com carteira assinada foi de R$ 1.849,50 em fevereiro

Compartilhe

O desemprego no país em fevereiro é o menor para o mês desde 2002, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28). De acordo com o levantamente, a taxa de desemprego no país ficou em 5,6% (quase estável em relação a janeiro, quando ficou em 5,4%). Em fevereiro do ano passado o desemprego registrado no país era de 5,7%.

De acordo com o IBGE, o rendimento médio dos trabalhadores com carteira assinada foi de R$ 1.849,50 em fevereiro, alta de 1,2% frente a janeiro e de 2,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Pesquisas diferentes

Diferentes levantamentos medem o desemprego no país. Os números do IBGE, por exemplo, são bem menores que os do Dieese/Seade. O último índice divulgado pelo Dieese, relativo a fevereiro, mostrou um desemprego de 10,4% no país.

As divergências ocorrem por causa das metodologias diferentes adotadas. A principal delas é que o IBGE mede apenas o desemprego aberto, ou seja, quem procurou emprego nos 30 dias anteriores à pesquisa e não exerceu nenhum tipo de trabalho -remunerado ou não- nos últimos sete dias.

Quem não procurou emprego ou fez algum bico na semana anterior à pesquisa não conta como desempregado para o IBGE.

O Seade/Dieese também considera o desemprego oculto pelo trabalho precário (pessoas que realizaram algum tipo de atividade nos 30 dias anteriores à pesquisa e buscaram emprego nos últimos 12 meses) e o desemprego oculto pelo desalento (quem não trabalhou nem procurou trabalho nos últimos 30 dias, mas tentou nos últimos 12 meses).


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar