Desigualdade cai e pobreza fica estável no Brasil, diz Ipea

Segundo estudo do instituto, que foi feito com base nos números da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A desigualdade social no Brasil, medida pelo índice de Gini, recuou entre janeiro e junho de 2009, período no qual a economia ainda sentiu os efeitos da crise financeira internacional, informou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta terça-feira (4).

Segundo estudo do instituto, que foi feito com base nos números da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, o chamado "coeficiente" de gini, que busca medir a desigualdade social, atingiu 0,493 em junho deste ano, o menor patamar desde que houve revisão metodológica em 2002. Em janeiro deste ano, estava em 0,514. Deste modo, houve uma queda de 4,1% no período avaliado.

Pela metodologia adotada, o índice varia de zero a um, sendo a maior taxa de desigualdade aquela mais próxima de um. Mesmo com a melhora, o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, avaliou que o Brasil ainda está distante dos países mais desenvolvidos. "Acima de 0,4%, ainda está alto. Mostra traços de um país pouco civilizado. Ainda estamos longe dos países mais avançados", disse.

Segundo ele, a desigualdade recuou entre janeiro e junho deste ano por conta justamente da crise financeira. "De um lado, a crise se manifestou de forma mais concentrada no setor industrial, que paga melhores salários. O desemprego terminou concentrando-se mais no segmento de renda de pessoas que não são consideradas pobres. Então, a desigualdade, de certa maneira, reflete uma queda do nível de renda dos extratos maiores. Por outro lado, temos a proteção da renda da base, com o aumento do salário mínimo, assim como as políticas de transferência de renda previdenciárias e assistenciais", afirmou.

Taxa de pobreza

A taxa de pobreza das seis principais regiões metropolitanas do país não apresentou crescimento por conta da crise financeira, que se agravou em setembro do ano passado, também informou o Ipea. Em janeiro deste ano, a taxa de pobreza estava em 31,2%, patamar muito semelhante ao de junho deste ano (31,1%).

"Ao contrário dos períodos de 1982/83, 1989/90 e de 1998/99, quando a inflexão econômica implicava aumento da pobreza nas regiões metropolitanas, não se observa crescimento na taxa de pobreza desde o último trimestre de 2008", diz o documento divulgado pelo Ipea. Segundo o instituto, as seis principais regiões metropolitanas do país possuem 47,5 milhões de habitantes, ou cerca de 25% da população brasileira.

Pochmann explicou que não há "medida oficial" de pobreza no Brasil e que, por isso, o Ipea adotou uma metodologia própria. "Há várias possibilidades de se medir o que é pobre. Fizemos a opção pela renda per capita familiar de até meio salário mínimo. Seriam considerados pobres aquelas famílias cuja renda per capita se encontariam abaixo de meio salário mínimo mensal", informou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES