Devido a Copa do Mundo estimativa é que o consumo de cerveja seja maior que a média

Crescimento anual do setor pode saltar de 5% para 10% com evento

Cerveja | arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a Copa do Mundo, que será disputada entre junho e julho na África do Sul - período de inverno no hemisfério Sul -, as vendas devem ser similares às dos meses de verão, quando o consumo de cerveja é maior que a média.

Segundo o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), os meses de dezembro e janeiro concentram entre 10% e 11% das vendas de cerveja do ano cada um. O superintendente do Sindicerv, Enio Rodrigues, comemora o fato:

- Com a Copa, é como se tivéssemos um mês a mais de verão no ano. Em junho, o esperado é cerca de 6% a 7% do consumo anual, mas agora, com a Copa, há uma projeção de que o ano terminará com crescimento de 7% a 10% das vendas de cerveja, quando o ritmo de crescimento tem sido de cerca de 5% ao ano do mercado nacional.

Segundo a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), ainda não é possível fazer uma estimativa completa do aumento das vendas, porque há uma série de variáveis que podem influenciar o resultado do setor. Entre eles estão o clima, a condição econômica do País e até mesmo o desempenho da seleção brasileira na competição.

Otimista, Rodrigues acredita que as vendas para o consumidor vão aumentar, assim como o consumo em bares e restaurantes.

- Quem não estiver fazendo o churrasco em casa, vai a um bar assistir aos jogos no telão. Esperamos um boom geral no consumo.

Para aproveitar o potencial crescimento do consumo, as grandes cervejarias apostam em ações de marketing agressivas. Embora nenhuma delas divulgue a projeção do aumento de vendas, todas acreditam em alta do faturamento. A maior das cervejarias, a AmBev, foi mais longe e emplacou uma de suas marcas, a Brahma, como patrocinadora oficial do mundial. Segundo a empresa, a cerveja estampará sua marca nos jogos do Brasil e terá como foco principal, apesar da exposição no exterior, o mercado nacional.

Nas campanhas, a Brahma vai apresentar embalagens especiais, decoradas com uma armadura - já que o slogan da marca evoca o lado guerreiro dos jogadores. Outra marca da AmBev apresenta a maior novidade em relação ao marketing: a Skol está lançando, por conta da Copa, as "latas torcedoras". Com um mecanismo de som que é acionado quando for aberta, a lata passa a gritar cinco cantos de torcida. Ao todo, serão confeccionadas 150 mil latas torcedoras.

Outras bebidas

Mas não é apenas o mercado de cervejas que espera aumento nas vendas. Refrigerantes e outras bebidas alcoólicas também devem pegar carona na Copa do Mundo. Por isso, as empresas apostam no marketing relacionado ao futebol. A Coca-Cola, que é uma das principais patrocinadoras do Mundial desde a edição de 1974, usa a competição para impulsionar as vendas em todo o mundo.

No mercado de bebidas alcoólicas, a Smirnoff lançou latas da bebida Smirnoff Ice com um rótulo alusivo ao torneio, decorada com as cores do Brasil. Também foram lançados kits de torcedores com a Smirnoff Ice ou com uma garrafa tradicional da vodka, somada a aperitivos como salgados, batata frita e amendoim, além de suco de frutas para drinques. A Smirnoff Ice também estará cerca de 20% mais barata durante a Copa. Tudo para tentar roubar o posto da cerveja como a companheira preferida do brasileiro nos jogos de futebol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES