Dilma Rousseff afirma que sua fala sobre inflação foi manipulada

“Foi uma manipulação inadmissível de minha fala“, disse a presidente

A presidente Dilma Rousseff | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (27) que houve "manipulação" dos comentários feitos por ela sobre inflação e crescimento econômico, na manhã desta quarta em Durban, na África do Sul. ?Foi uma manipulação inadmissível de minha fala. O combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do meu governo?, afirmou.

Mais cedo, durante entrevista em Durban, ao ser questionada sobre a pressão inflacionária e o crescimento do país, Dilma afirmou: "Eu não concordo com políticas de combate à inflação que olhem a questão da redução do crescimento econômico, até porque nós temos uma contraprova dada pela realidade. Nós tivemos um baixo crescimento no ano passado e houve um aumento da inflação porque teve um choque de oferta devido à crise".

A fala foi interpretada pelo mercado como uma possibilidade de que uma alta na taxa básica de juros, a Selic, para conter a inflação, possa demorar mais a ocorrer.

Blog do Planalto

À tarde, após a repercussão da notícia, o "Blog do Planalto" publicou a declaração de Dilma Rousseff, que teria sido foi feita após Dilma tomar conhecimento de seus comentários estavam sendo interpretados pelo mercado como expressão de leniência em relação à inflação. Ela também teria pedido ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que desse esclarecimentos sobre o assunto.

Veja a íntegra do post:

"A presidenta Dilma Rousseff declarou ao Blog do Planalto que houve interpretações equivocadas dos seus comentários sobre inflação, feitos na manhã desta quarta-feira (27), em Durban, na África do Sul, durante entrevista a veículos de comunicação.

"Foi uma manipulação inadmissível de minha fala. O combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do meu governo", afirmou.

A declaração foi feita após a presidenta tomar conhecimento de que agentes do mercado financeiro estavam interpretando erroneamente seus comentários como expressão de leniência em relação à inflação. A presidenta solicitou ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que também desse esclarecimentos sobre o assunto".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES