Dinheiro de lote do IR será creditado na conta no dia 16 de setembro

Este é o quarto lote do ano e inclui ainda de exercícios anteriores.

| agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal abre a consulta, nesta segunda-feira, 9, ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. 

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet: https://receita.economia.gov.br/ ou ligar para o Receitafone 146 a partir das 9 horas desta segunda-feira. O crédito na conta informada pelo contribuinte será feito no próximo dia 16.

Na consulta à página da Receita, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento (pendências), ou seja, observar se a declaração está retida na malha fina. Para consultar as pendências e obter as orientações necessárias para correção vá ao menu "Onde Encontro", na opção "Extrato da DIRPF".

Essa consulta deverá ser feita ainda que tenha havido pagamento de imposto. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências (pendências) e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Caso a declaração esteja retida na malha fiscal, se o contribuinte regularizar as pendências antes de ser intimado pela Receita, a multa máxima será de 20%. Se for intimado, a multa mínima é de 75% sobre o imposto devido.

Quem tem restituição e estiver com a Declaração retida na malha fiscal não recebe a restituição enquanto não regularizar a pendência.

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor liberado não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES