Dispara o preço do propano e gás de cozinha pode passar de R$ 100

O aumento é proveniente da demanda chinesa por matérias-primas petroquímicas. Isso fez com que a cotação do propano na região do Golfo do México e nos Estados Unidos, subisse quase 15% em um mês,

botijão | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O preço do propano no mercado internacional não para de subir e pressiona a venda no Brasil. Em 2021, o valor do produto tem alta acumulada de 96%. Com a escalada mundial o valor médio do botijão de 13 kg pode ultrapassar R$ 100.

No último sábado (18), a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) divulgou que o preço cobrado pelo gás de cozinha teve uma alta de 1,5% só na última semana.

Aumento no preço do botijão de gás deve pesar no bolso do consumidor. (Foto: José Alves Filho)

O aumento é proveniente da demanda chinesa por matérias-primas petroquímicas. Isso fez com que a cotação do propano na região do Golfo do México e nos Estados Unidos, subisse quase 15% em um mês, segundo a Folha de São Paulo.

Além disso, durante o inverno do hemisfério norte, a procura por gás encanado dispara graças à necessidade de aquecimento das residências.

A Petrobras não eleva o preço do gás de cozinha desde o início de julho, quando promoveu aumento de 6%. Assim, o preço está desatualizado de acordo com a política de paridade de importação calculada pela ANP há três semanas consecutivas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES